Qual foi o celular que explodiu no bolso da mulher que fazia compras em Goiás?

Um celular explodiu no bolso de uma jovem que fazia compras em Anápolis, a 55 km de Goiânia (GO). Mateus Lima, marido dela, apontou ao portal G1 que o modelo é um Moto E32, comprado há cerca de um ano. A Motorola já se pronunciou a respeito, afirmando que está em contato com a consumidora para apurar detalhes e realizar uma análise técnica do dispositivo.  

  • Bateria estufada: saiba o que leva a esse problema e como evitá-lo
  • Como carregar o celular corretamente? Veja 5 dicas

O Moto E32 foi lançado em maio de 2022, e integra a linha de dispositivos básicos da companhia. Ele não deve ser confundido com o E32 vendido para a Índia e outros países, que têm processador diferente e visual distinto do modelo que vemos no Brasil. 

  • 💬 Acompanhe o Canaltech no WhtasApp e veja as notícias mais recentes

Veja abaixo a nota completa da Motorola: 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“A Motorola informa que já está em contato com a consumidora para apurar os detalhes do ocorrido e providenciar a análise técnica do aparelho, etapa indispensável para identificar a causa do incidente. A empresa tem como prioridade a segurança dos seus consumidores e reforça que todos os seus produtos são cuidadosamente projetados e fabricados com os mais altos padrões de excelência em qualidade, sendo submetidos a testes rigorosos para oferecer um desempenho seguro para o consumidor”.

É importante lembrar que, apesar de o caso atual ter acontecido com um celular da Motorola, a marca e o modelo em especial não possuem um histórico de acidentes do tipo. Explosões como esta acontecem com baixa frequência ao redor do mundo, e resultam geralmente de vários combinados, que podem incluir desde bateria danificada por mau uso, problemas de fabricação até calor excessivo do ambiente.

Celular explodiu em Anápolis; entenda o caso 

De acordo com Lima, o celular não apresentou qualquer dano aparente antes de entrar em combustão espontânea na última segunda-feira (11). 

Celular entrou em combustão sem danos prévios (Imagem: Reprodução/TV Anhanguera)

A jovem, que não teve seu nome divulgado, teve queimaduras de 1º e 2º graus. As regiões atingidas incluem as costas, mãos, braços e uma pequena porção do cabelo. 

O marido ainda afirmou que sua primeira reação foi retirar a camiseta, e utilizá-la para apagar o fogo. Além disso, ele colocou as queimaduras sob água corrente, para aliviar a dor. 

O que fazer em caso de danos na bateria do celular 

A bateria é o componente mais volátil de um smartphone. Embora os aparelhos mais modernos tenham diversas tecnologias pensadas para evitar acidentes, é preciso tomar alguns cuidados essenciais:

  • Evite exposição a temperaturas extremas: não deixe o celular sob o sol, ou em outras condições de temperaturas extremas. Também não use cabos e carregadores não oficiais, já que eles podem causar superaquecimento;
  • Se forem percebidos danos, atente-se: se a bateria estiver muito quente, rachada ou inchada, interrompa o uso do dispositivo. Armazene-o em local isolado e longe de outros itens inflamáveis, e pesquise pelas formas mais seguras de descarte;
  • Caso a bateria solte faíscas ou pegue fogo, aja rápido: se possível, use um extintor de classe D ou de pó químico para apagar o fogo. Se não estiver disponível, apenas afaste-se o máximo possível, e nunca use água para conter as chamas, já que pode piorar a reação.

Leia mais no Canaltech:

  • Novo celular chinês pode rodar DeepSeek, rival do ChatGPT, de forma nativa
  • Galaxy S25 Ultra cai quatro vezes da altura de uma pessoa; veja como ele se saiu
  • iPhone SE 4 “barato” aparece em site de capinhas, e deve chegar nesta semana

Saiba como funciona o bloqueador de JBL que fez sucesso:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.