Por que GTA 5 continua tão relevante até hoje?

Em 17 de setembro de 2013, a Rockstar lançou GTA 5 para o PS3 e Xbox 360. O título já tinha um grande peso na franquia, que seguia um estrondoso sucesso desde seu surgimento nos PCs, sistemas MS-DOS e PlayStation em 1997. As expectativas também eram gigantescas, já que a Rockstar estava muito mais experiente nas plataformas depois da chegada do quarto game da franquia.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 15 jogos que completam 15 anos em 2025
  • Como ocultar jogos para seus amigos não verem no Steam?

Naquela época, ainda víamos o público formando filas colossais nas lojas para a entrega das pré-vendas à meia-noite, entregas de brindes especiais e diversas ações para chamar a atenção dos fãs. As lojas digitais também venderiam o game, mas não tinham a popularidade (e facilidades) que vemos atualmente.

Neste cenário, GTA 5 foi bem-sucedido, vendeu 11 milhões de unidades ao redor do planeta e bateu US$ 800 milhões em menos de 24 horas. Sucesso não é bem a palavra que deve ser usada, já que o fenômeno ultrapassou até mesmo essa métrica: ele quebrou seis recordes mundiais simultaneamente. Isso já seria uma bela história se o título da Rockstar tivesse parado por aí. Mas não era o bastante.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Mais de uma década se passou e GTA 5 continuou vendendo igual água no deserto. Mesmo os rumores e o anúncio de uma sequência não desaceleraram as vendas do título, que recentemente atingiu 210 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento. Ele hoje ocupa a segunda posição entre os 10 jogos mais vendidos de todos os tempos.

Personagens de GTA 5
GTA 5 teve a maior arrecadação de toda a indústria do entretenimento em 24 horas (Imagem: Divulgação/Rockstar)

Porém, o que torna GTA 5 tão relevante até os dias atuais? Em mais de uma década, vimos duas gerações de consoles surgirem no mercado e nenhum outro jogo ameaçou chegar perto do que vimos em 2013. E possivelmente o único que pode superá-lo é GTA 6, o próximo jogo da franquia.

Pensando nisso, o Canaltech discute hoje o que torna GTA 5 tão especial e relevante nos dias atuais. Vamos citar alguns dos fatores que ajudaram o capítulo a se sobressair aos demais, assim como superar diversos outros lançamentos vistos desde então. Estão prontos? 

O gameplay de GTA 5

Mais do que um “rostinho bonito” com gráficos impressionantes, GTA 5 tinha o charme de seu gameplay. Se já era divertido sair correndo por aí com armas, veículos ou socando as pessoas nos games antigos, isso atingiu um novo patamar no último game da Rockstar. 

O público podia matar, roubar, disputar corridas, participar de missões paralelas, jogar minigames, participar de atividades em tempo real e tudo isso sem interromper sua liberdade de ações e exploração. As físicas também foram aprimoradas do que era visto nos antecessores, permitindo a ação com um pé na realidade, mas sem abrir mão da diversão. 

Porém, o mundo vivo de GTA era o que realmente chamava a atenção. Começando pelos protagonistas, Franklin, Trevor e Michael tinham suas próprias vidas e o jogador podia alternar livremente entre eles. Porém, se você acredita que cada um está parado esperando pelo seu comando, isso é um grande engano: um deles pode estar descansando, o outro fugindo da polícia enquanto o terceiro estava preso no trânsito. 

Fazer tudo isso com a maestria da Rockstar é um fator que nenhum outro game conseguiu replicar, tornando Grand Theft Auto V em uma experiência única. Alguns tentaram, como a franquia Watch Dogs, no entanto sabemos que nenhum deles chegou perto de atingir o sucesso e popularidade da franquia.

Carros em GTA 5
Nenhum game se equiparou a GTA 5 em gameplay (Imagem: Divulgação/Rockstar)

Vida útil com mais de uma década

O estúdio podia ter lançado GTA 5 há uma década e pulado diretamente para outro projeto, mas não foi isso que aconteceu. Além de incluírem GTA Online – que segue com conteúdo sendo adicionado até os dias atuais – os desenvolvedores não descansaram e trouxeram bastante novidade para os fãs.

Em 2014, por exemplo, foi lançada a versão do jogo para o PS4, Xbox One e PCs com modos inéditos. A tão esperada experiência em primeira pessoa abriu novas oportunidades para quem queria vivenciar a experiência como os demais jogos de tiro. Isso sem falar na adição de novos veículos, armas e missões – o que permitia até mesmo com que o jogador que tivesse jogado a versão de PS3 desse uma chance à nova. 

Com o lançamento do PS5 e Xbox Series, a Rockstar foi além e trouxe uma versão nativa de GTA 5 para os novos videogames. Porém, ela é apenas um aprimoramento do que foi visto no PS4 e Xbox One, com novas opções gráficas e reforço ao ecossistema online.

Base extensa de jogadores em GTA 5

Claro que todas essas melhorias e recursos não seriam nada se GTA 5 não tivesse uma base que não para de crescer desde 2013. O público não é apenas apaixonado pelo jogo, mas continuam vivendo isso de algum modo até hoje. Seja explorando o cenário, jogando online com os amigos ou até criando conteúdo (via streaming ou YouTube).

GTA Online é o grande motor disso, garantindo que todos continuem se aventurando por Los Santos enquanto criam eventos e atividades que circulam periodicamente. Um mod até se destaca entre os demais, com o famoso “GTA RP” ganhando um espaço absurdamente grande entre os fãs. 

Personagens em GTA Online
O mod GTA RP continua atraindo uma base extensa de jogadores (Imagem: Divulgação/Rockstar)

Para atrair o público ao longo dos anos, a Rockstar também não ficou parada. Além de diversas promoções e ofertas para todas as plataformas, mantendo o valor dinâmico e o jogo entre os mais desejados. Além disso, durante um curto período, o game foi oferecido gratuitamente em lojas digitais como a Epic Games Store – o que trouxe um novo pico de jogadores no PC. Além disso, ele ficou por um tempo no serviço Xbox Game Pass. 

Essa estratégia mantém o interesse vivo, já que as pessoas que não conseguiram resgatar GTA 5 gratuitamente na Epic Games Store compraram o título posteriormente, para jogar com seus amigos. Algo similar ocorreu no Xbox Game Pass, com sua remoção fazendo com que muitos o adquirissem para continuar a aventura sem impedimentos. 

GTA 5 é inigualável

Enquanto a Rockstar e a Take-Two Interactive reforçaram toda a estrutura em volta de GTA 5, garantindo seu sucesso e relevância ao longo dos anos, isso não seria possível sem estabelecerem um projeto que se mantém atual – até mesmo em comparação aos lançamentos mais recentes. 

Mesmo com GTA 6 vindo e com Red Dead Redemption 2 sendo um jogo mais amplo, nada disso removeu o brilho do quinto título da franquia. Ao lado de outros grandes sucessos como Minecraft e The Elder Scrolls V: Skyrim, ele redefiniu toda a indústria gaming e apresentou um novo caminho. 

GTA 5 é, sem sombra de dúvidas, um verdadeiro fenômeno que “furou a bolha” e se tornou grande além do que foi estabelecido pelo mercado de games, mas também pela indústria do entretenimento. Mesmo que todo este sucesso seja superado em algum momento do futuro, seu “case” continuará sendo um dos mais bem-estabelecidos de toda a história dos videogames.

Vídeo: qual é a melhor opção, jogar no console ou no PC? Canaltech discute sobre a experiência de cada um em nosso canal do YouTube

 

Leia mais no Canaltech:

  • 20 jogos que completam 20 anos em 2025
  • Preview Monster Hunter Wilds | Mistura entre clássico e moderno
  • Games que forçam jogadores a assistirem propagandas são banidos do Steam

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.