São Paulo – Um homem de 26 anos foi baleado por policiais militares durante uma suposta troca de tiros na tarde dessa quarta-feira (3/4) na Praça José Lamacchia, no bairro Bom Retiro, na zona noroeste de Santos. Enquanto o rapaz estava caído, diante dos PMs, moradores do bairro se aproximaram e o retiraram do local.
De acordo com o registro da ocorrência, os policiais faziam patrulhamento na região quando o suspeito e dois comparsas que estavam na praça apontaram uma arma na direção da equipe. Um dos agentes teria revidado, acertando o suspeito. Os outros fugiram.
A equipe policial teria acionado o resgate e tentado preservar o local, mas a população colocou o rapaz em um carro. O suspeito foi levado ao pronto-socorro da Zona Noroeste, mas fugiu em seguida. O Metrópoles questionou a Secretaria da Segurança Pública sobre a atitude dos PMs, mas até o momento da publicação da matéria não obteve retorno.
A polícia diz ter apreendido com o suspeito uma sacola preta com maconha, cocaína, crack e haxixe, além de quase R$ 1.500.
A perícia foi chamada, os objetos apreendidos e foi expedida a requisição do Instituto de Criminalística (IC). O caso foi registrado como localização de drogas sem autorização ou em desacordo e tentativa de homicídio contra autoridade no 5º Distrito Policial de Santos.
Fim da Operação Verão
No último dia ¹º/4, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, anunciou o fim da 3ª Fase da Operação Verão, que, durante quase dois meses, reforçou o policiamento na Baixada Santista, com a presença de batalhões de elite da Polícia Militar. O saldo da operação, de acordo com a pasta, foi de 56 mortos.
O local em que o suspeito foi baleado na tarde dessa quarta-feira (4/4) fica a poucos metros de onde Edineia Fernandes, mãe de seis filhos, foi baleada na cabeça durante um suposto confronto entre policiais e suspeitos.