Com alta de casos de dengue, a busca pela vacina está em baixa; entenda

O Brasil se depara com uma alta de casos de dengue, mas ironicamente a busca pela vacina está abaixo do esperado. De acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde, apenas 3.205.625 doses foram aplicadas, do total de 6.370.966  distribuídas.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Xepa da vacina | Saúde amplia faixa etária para vacinação da dengue
  • OMS quer Brasil como fornecedor internacional de vacinas da dengue

Já faz um ano desde que a vacinação contra a dengue teve início no SUS. O público-alvo consiste em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, já que  concentra o maior número de hospitalizações por dengue depois de pessoas idosas.

Por enquanto, a vacina da dengue é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A princípio, 521 municípios foram selecionados para receber a fórmula na rede pública. A escolha não foi aleatória: as cidades compunham 37 regiões de saúde consideradas endêmicas para a doença e tinham  mais de 100 mil habitantes, além de maior predominância do sorotipo 2.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No entanto, agora todas as unidades federativas já recebem doses contra a dengue. A logística de distribuição acontece de acordo com as regiões de saúde com municípios de grande porte, alta transmissão nos últimos 10 anos e altas taxas de infecção recentemente.

Baixa procura por vacina

O caso da baixa procura pela vacina da dengue está tão preocupante para as autoridades que, no mês passado, a própria Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) emitiu um alerta sobre.

Na ocasião, a entidade relembrou que apenas metade das doses distribuídas pelo ministério para estados e municípios foi aplicada.

Alta de casos de dengue

O país ainda enfrenta alta de casos de dengue após um ano com recorde histórico. No painel disponibilizado pelo Ministério da Saúde, podemos ver 269 mil casos prováveis, 85 mortes confirmadas e 3003 mortes em investigação.

Ministério da Saúde disponibiliza o número de casos da dengue em tempo real (Imagem: Captura de tela/Ministério da Saúde)

Por enquanto, São Paulo lidera o ranking de 2025 com mais notificações da doença, seguido por Minais Gerais e Paraná. Nos últimos anos, a situação da dengue no Brasil foi a seguinte:

  • Em 2024 — 6,5 milhões de casos, mais de 6 mil óbitos confirmados e 831 em investigação.
  • Em 2023 — 1,6 milhões de casos e 1,1 mil mortes.

Vale lembrar que a vacina de dose única contra a dengue, desenvolvida pelo Butantan, está a caminho! A previsão envolve a chegada de 1 milhão de doses em 2025.

Leia também:

  • Qdenga: OMS recomenda vacina da dengue para crianças
  • Takeda fecha acordo para produzir mais vacinas contra a dengue

VÍDEO | Nova terapia alternativa contra o câncer do Instituto Butantan

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.