Banco Neon investiga vazamento de dados em fórum hacker; entenda o caso

O banco Neon abriu uma investigação sobre o suposto vazamento de dados de clientes publicado em um fórum hacker. Em nota nesta quarta-feira (12), a fintech informa que iniciou a apuração a respeito da “alegação de vazamento de dados com tentativa de extorsão realizada nesta manhã”. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 8 golpes de Pix para ficar atento em 2025
  • Pix | O que é o Mecanismo Especial de Devolução (MED)?

“A Neon tomou conhecimento da cópia não autorizada de dados de parte dos seus clientes, os quais não permitem acessar as contas bancárias e tampouco realizar transações”, disse a empresa em comunicado enviado ao Canaltech nesta tarde.

A instituição financeira ainda ressalta que a publicação foi removida do fórum e, em suas investigações até o momento, “os detalhes de informações apresentados na postagem não são factíveis com as informações obtidas e apuradas pela Neon”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Vale ressaltar que assim que tomamos conhecimento do ocorrido, a Neon adotou as medidas necessárias para cessar quaisquer acessos indevidos e realizar a avaliação do cenário, a fim de possibilitar eventual comunicação às autoridades responsáveis e clientes que possam ter sido afetados”, conclui a nota.

Em redes sociais, com o X (ex-Twitter), clientes da fintech compartilharam um comunicado da Neon recebido por e-mail. No aviso, a empresa também ressalta que teve o conhecimento “da cópia não autorizada de dados” de uma parte dos seus clientes e pontuou que as informações não permitem o acesso às contas.

O banco também orienta os clientes a permanecerem atentos a tentativas de golpes

O que aconteceu com o banco Neon?

Segundo o portal Tecmundo na noite desta terça-feira (11), uma publicação feita em um fórum hacker alegava ter dados de 30 milhões de clientes da Neon. Entre as supostas informações reveladas, estavam dados sensíveis, como detalhes do endereço, CPF, CNPJ, renda, saldo, situação na Receita Federal, selfies e imagens de documentos.

Questionada pelo Canaltech, a Neon não confirmou o número de clientes afetados. 

Como descobrir se os meus dados vazaram

Até o momento, não existe um meio para verificar se os seus dados estão entre as informações expostas. O banco também alegou que “os detalhes de informações apresentados na postagem não são factíveis com as informações obtidas e apuradas pela Neon”.

Contudo, é importante ficar atento a tentativas de fraudes, como o golpe da falsa central telefônica e demais abordagens envolvendo o Pix.

Para garantir mais segurança da conta bancária e de demais acessos, também é recomendável trocar as senhas periodicamente e utilizar a autenticação em múltiplas etapas.

Procurado pela reportagem, o Banco Central do Brasil (BC) não comentou sobre o caso até o momento da publicação. A matéria será atualizada caso a autoridade monetária se posicione a respeito.

Confira outras matérias do Canaltech:

  • Golpes do Pix: prejuízo médio das vítimas é maior que um salário mínimo
  • 5 dicas para evitar golpes ao procurar por emprego na internet
  • Falsa ‘taxa do Pix’ rendeu 1,7 mil anúncios fraudulentos na Meta, mostra estudo

Golpe da selfie? Veja como se proteger da fraude no vídeo a seguir:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.