DUT eletrônico: o futuro dos documentos automotivos no Brasil

CRV, CRLV, ATPV-e, DUT eletrônico. Essa verdadeira sopa de letrinhas, que forma quatro siglas diferentes, se refere aos tipos de documentos automotivos que existem no Brasil. Um deles, porém, se destaca por representar o futuro e minimizar a confusão: o DUT eletrônico.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Golf esquecido em aeroporto deve R$ 1,2 milhão de estacionamento
  • Nova lei dos retrovisores entra em vigor no Brasil; saiba o que muda

Se você também costuma confundir CRV com CRLV e não sabe mais o que é o que, o CT Auto vai dar uma mãozinha e explicar, em detalhes, o porquê o DUT eletrônico é considerado o futuro dos documentos automotivos no Brasil.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer, enfim, o que é o DUT eletrônico e qual sua importância para os proprietários de carros e demais veículos automotores, certo? Então, vamos lá.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O que é o DUT eletrônico?

O DUT eletrônico, ou DUT Digital, nada mais é do que a versão atual do CRV. Na verdade, o Documento Eletrônico de Transferência faz parte do Certificado de Registro do Veículo, assim como o ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em Meio Eletrônico).

DUT Digital fica dentro do app Carteira Digital de Trânsito (Imagem: Divulgação/CDT)

As funções do DUT Digital, por sua vez, seguem as mesmas. Embora não seja de porte obrigatório, ele é fundamental para o carro (ou outro veículo) poder rodar regularmente, ou seja, dentro da lei.

O DUT Digital comprova a propriedade do veículo e é diferente do CRLV, como já mostramos em outra oportunidade. Esse último, no caso, serve para mostrar às autoridades que o veículo está com o licenciamento em dia.

Como emitir o DUT eletrônico?

A emissão do DUT eletrônico, ou DUT Digital, é bem simples, tanto para carros registrados por portadores de CPF (pessoa física) quanto para quem tiver CNPJ (pessoa jurídica). O passo a passo é o seguinte:

  1. Acesse o portal do Detran do estado em que o veículo está registrado;
  2. Faça login e senha com as credenciais do “Gov.br”
  3. Selecione “Emissão de CRV Digital”
  4. Insira os dados solicitados: Renavam, Placa do Veículo, etc
  5. Confirme os dados após receber o código via SMS
  6. Faça o download
  7. Imprima o documento

 

Leia também:

  • Qual o prazo para trocar a placa cinza do carro pela padrão Mercosul?
  • 5 dicas para não cair no golpe do SMS falso ao pagar o IPVA

Vídeo: Cuidado com o novo golpe da CNH

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.