Saiba qual bebida comum te faz perder 12 minutos de vida por consumo

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, calculou exatamente quanto tempo alguns ultraprocessados ocupam na vida de uma pessoa. Foi constatado que o cachorro-quente, por exemplo, custa, em média, 36 minutos de vida.

Já se ingerir refrigerante sem açúcar — aquele adoçado com substitutos como o aspartame  —, são mais 12 minutos perdidos. Estudos em animais sugerem que altas concentrações de substâncias como essa aumentam o risco de câncer.

Conforme o Metrópoles já divulgou, o aspartame é um adoçante artificial composto por dois aminoácidos, o ácido aspártico e a fenilalanina. Descoberto em 1965, ele é quase 200 vezes mais doce que o açúcar e, por isso, é usado em pequenas quantidades, gerando um intenso dulçor. Seu uso, porém, já foi associado até à ansiedade em estudos científicos.

Na concepção do neurocientista Robert WB Love, o aspartame “não é bom para as bactérias intestinais e está associado a muitos efeitos colaterais negativos, incluindo o câncer em animais”, ressalta.

Para comprovar a tese, o especialista mencionou estudos sobre o consumo de aspartame contido em refrigerantes diet. Pesquisas comprovaram que o adoçante sintético oferece maior risco de desenvolver diabetes tipo 2. “É muito prejudicial [para o cérebro]”, defende.

Tampas de latinhas de refrigerante - Metrópoles
Estudo mostrou que o refrigerante sem açúcar reduz 12 minutos de vida de uma pessoa

Sobre o estudo

  • A pesquisa classificou mais de 5.800 alimentos nos Estados Unidos e determinou seus custos para a saúde.
  • Eles foram analisados com base em seus aditivos e micro e macronutrientes, como gorduras, calorias e açúcares.
  • Fast foods como cachorro-quente, pizza e macarrão com queijo encurtam o tempo de vida.
  • Já frutas, vegetais e sanduíches de pasta de amendoim e geleias podem ajudar a viver mais.
  • Carnes curadas, como presunto cru, podem custar 24 minutos de vida. O bacon, por sua vez, tira seis minutos de vida. Os cheeseburgers reduzem a expectativa de vida em nove minutos.

Alimentos que acrescentam minutos de vida

Apesar das más notícias, os cientistas da Universidade de Michigan também revelaram que comer certos tipos de peixe pode aumentar 10 minutos de vida. Também, segundo o estudo, para cada 10% de calorias diárias provenientes de frutas e vegetais em vez de carne bovina e carne processada, uma pessoa “ganha” cerca de 48 minutos de vida.

Os pesquisadores ainda afirmaram que um sanduíche de manteiga de amendoim e geleia proporciona mais 32 minutos de vida, enquanto nozes e sementes oferecem 24 minutos e frutas aumentam 10 minutos.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.