Lua de Neve incrível iluminou céu nesta quarta; veja fotos do fenômeno

A Lua chegou ao brilho máximo da fase cheia nesta quarta (12) e proporcionou uma visão espetacular para os entusiastas do céu noturno. No hemisfério norte, é comum que a fase lunar cheia receba apelidos determinados de acordo com a cultura local — por isso, esta é a chamada “Lua da Neve”.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Lua cheia em 2025: veja os nomes das fases lunares 
  • O que é Lua Rosa, Lua Azul e Lua de Sangue?

O apelido vem dos povos nativo americanos e europeus e se deve às fortes nevascas que costumam ocorrer no hemisfério norte em fevereiro, enquanto o sul passa pelos dias quentes do verão. Segundo o Serviço Meteorológico dos Estados Unidos, fevereiro é o mês em que mais cai neve por lá. 

Na fase cheia, a Lua fica oposta ao Sol em nossa perspectiva (Yuri Beletsky)

Em meio às oito fases da Lua está a fase cheia, que ocorre quando ela está oposta ao Sol em nossa perspectiva e é totalmente iluminada pelo astro. Caso você não tenha conseguido ver nosso satélite natural na quarta, sem problemas, pois a Lua ainda vai aparentar estar cheia na noite desta quinta (13). 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Aliás, vale a pena ficar de olho no céu, pois no momento a Lua aparece acompanhada por Vênus, Marte, Júpiter, Saturno e Urano. Para encontrá-los, o segredo é procurar Vênus logo após o pôr do Sol, enquanto Júpiter aparece perto da constelação de Órion, o Caçador. Marte, por sua vez, pode ser identificado facilmente por seu brilho avermelhado.

Fotos da Lua de Neve

Caso você não tenha conseguido observar a Lua cheia, sem problemas. O Canaltech reuniu algumas das melhores fotos do nosso satélite natural publicadas nas redes sociais:

Leia também:

  • Calendário lunar de 2025: confira as fases da Lua durante o ano
  • 3 efeitos que as fases da Lua parecem causar nos humanos

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.