Vídeos: explosão de gás em shopping de Taiwan deixa ao menos 5 mortos

Uma explosão de gás destruiu parte de um shopping center de Taichung, cidade na costa oeste de Taiwan, no início desta quinta-feira (13/2). Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas.

A explosão ocorreu em uma praça de alimentação no 12º andar da loja de departamentos Shin Kong Mitsukoshi. Este é um dos shopping centers mais movimentados da cidade.

As autoridades locais confirmaram que um vazamento de gás causou a explosão, que ocorreu perto das obras em andamento no shopping.

Imagens postadas nas redes sociais capturaram a magnitude da explosão, com painéis e destroços da fachada do prédio indo pelos ares, seguidos por um estrondo enorme.

Veja:

Um outro vídeo mostra a rua abaixo coberta de destroços, com duas vítimas caídas no chão. Os socorristas da área chegaram rapidamente ao local e os esforços de resgate estão em andamento.

Assista:

Entre os feridos, vários foram hospitalizados em estado crítico. Cerca de 235 pessoas foram evacuadas do local como medida de precaução. Além da perda de vidas humanas, a explosão causou danos substanciais à estrutura. Cenas da destruição do edifício mostram janelas quebradas, paredes estilhaçadas e água jorrando de canos estourados.

Vídeos feitos por equipes de emergência e agências de notícias locais retrataram a destruição generalizada da seção de alimentação. O teto desabou em algumas áreas e estruturas destruídas ficaram penduradas precariamente. Os bombeiros usaram lanternas para se mover pelos escombros dentro do edifício e procurar por sobreviventes.

Operações de resgate

Mais de 130 bombeiros foram enviados ao local para ajudar na busca e resgate. As equipes de emergência isolaram rapidamente a área e evacuaram os feridos para hospitais próximos. A Agência Nacional de Incêndios de Taiwan disse que as equipes de resgate ainda estão procurando nos escombros por quaisquer outros sobreviventes ou vítimas.

O presidente taiwanês Lai Ching-te acessou o Facebook para garantir que várias agências governamentais fossem mobilizadas após o incidente. Elas incluíam o Ministério da Saúde, que administrava suprimentos médicos para as vítimas.

Lai também pediu às autoridades que realizassem uma investigação profunda sobre o que causou a explosão e pediu que as pessoas se mantivessem longe do local enquanto os serviços de emergência respondiam.

Com informações do jornal The Daily Guardian.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.