SP deve manter altas temperaturas e chuvas isoladas nesta quinta-feira

São Paulo — As altas temperaturas e as chuvas isoladas no período da tarde devem se manter nesta quinta-feira (13/2) em São Paulo, segundo previsão do tempo. A manhã iniciou com alta nebulosidade e os termômetros podem superar os 32ºC ao longo do dia, com possibilidade de chuva passageira de moderada a forte intensidade e potencial para alagamentos e queda de árvores.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) explica que o calor e a chegada da brisa marítima favorecem a ocorrência de chuvas na forma de pancadas isoladas, que devem cair no período da tarde e início da noite. Também segundo o órgão, há potencial para ocorrência de raios e rajadas localizadas de vento. O índice de umidade deve atingir valores próximos a 40%.

Na sexta-feira (14/2), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê alta nebulosidade durante todo o dia. A temperatura mínima é de 19ºC e a máxima de 31ºC. No final da tarde, como típico de verão, podem ocorrer pancadas de chuva de até forte intensidade.

Já no sábado (15/2), o tempo segue abafado com sol entre nuvens e as temperaturas devem oscilar entre 21ºC e 30ºC, com chuvas de moderada a alta intensidade.

A Defesa Civil alerta que, em casos de tempestade, a recomendação é buscar abrigo em locais seguros, evitar áreas abertas, por risco de quedas de raio e árvores e não cruzar ruas alagadas ou com enxurradas.

Ainda nesta semana, uma tabela utilizada pelo Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP) calculou que a sensação térmica na cidade de São Paulo podia superar os 50ºC. Para aliviar o calor, a Prefeitura reativou dez tendas da Operação Altas Temperaturas (OAT) nesta quarta-feira (12/2), que oferecem abrigo e água gratuita à população da cidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.