Câmera chinesa poderá tirar fotos do seu rosto direto do espaço

Uma nova tecnologia desenvolvida por cientistas chineses poderá fazer com que pessoas sejam reconhecíveis diretamente de imagens do espaço. De acordo com informações do portal South China Morning Post, a solução tem potencial para revolucionar os padrões de segurança global. 

  • Guerra anti-drones: como uma tecnologia tenta anular outra
  • Como identificar a presença de um drone?

Os testes das novas câmeras foram feitos pelo Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Academia Chinesa de Ciências, em uma região remota próxima a um lago chamado Qinghai. 

Apontadas na direção de prismas reflexivos a 102 quilômetros de distância, a câmera foi capaz de mostrar imagens com detalhes de 1,7 mm. Além disso, ela também pode determinar a distância para objetos, com uma margem de erro de 15,6 mm.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Segundo o Morning Post, trata-se de um nível de detalhes “100 vezes mais alto que o visto nas melhores câmeras de espionagem, e telescópios com lentes”. 

Imagem Islândia Satélite
Imagem de câmera chinesa tem precisão de 1,7 mm (Imagem: European Space Agency/CC-BY-2.0)

O portal ainda adicionou que a tecnologia poderá ser usada para examinar satélites militares estrangeiros, com precisão sem precedentes, e suficiente para distinguir “pormenores tão finos como um corpo humano”. 

Câmera ainda apresenta desvantagens 

Mesmo que a tecnologia se mostre promissora para o que se propõe, ela ainda demonstra uma série de pontos negativos e limitações. 

Um deles é a necessidade de condições atmosféricas estáveis, já que as imagens são obtidas com clareza apenas quando não há nuvens no meio do caminho. 

Além disso, a solução ainda não é capaz de acompanhar a imagem em um único elemento que se movimenta, ainda que isso possa ser resolvido sem grandes dificuldades em versões futuras. 

Há ainda a preocupação com as questões de privacidade, já que o mesmo sistema poderia ser usado para fins mal-intencionados.

Leia mais no Canaltech:

  • FOTOS: veja como foi a cerimônia de entrega do 8° Prêmio Canaltech
  • Novo celular dobrável é tão fino que mal cabe uma porta USB-C
  • Honor recupera fotos históricas do Manchester United usando IA

Será que vale a pena contratar seguro de celular para o Carnaval? Veja no vídeo abaixo:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.