NVIDIA confirma problema de hardware nas GPUs GeForce RTX 5090 e 5070 Ti

Depois de diferentes relatos sobre a falta de unidades ROPs em placas de vídeo GeForce RTX 50, a NVIDIA agora confirma que menos de 0,5% das GPUs RTX 5090/5090D e RTX 5070 Ti sofrem com o problema. O Time Verde afirma que o problema raro causa perda de desempenho de cerca de 4%, mas processamento de IA não é afetada.

  • Comparativo entre placas da linha NVIDIA GeForce RTX
  • História das GPUs NVIDIA GeForce RTX e seu impacto no mercado

Desde a última sexta-feira (22), diferentes relatos de GPUs Blackwell de fabricantes como Zotac, Manli, Gigabyte, Palit, Inno3D e MSI com esse problema a nível de hardware surgiram na internet.

Pronunciamento da NVIDIA sobre o assunto

Diante disso, a NVIDIA se pronunciou, através do diretor global de relações públicas, Ben Berraondo, dizendo o seguinte ao The Verge:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Identificamos um problema raro que afeta menos de 0,5% (meio por cento) das GPUs GeForce RTX 5090/5090D e 5070 Ti que têm um ROP a menos do que o especificado. O impacto médio no desempenho gráfico é de 4%, sem impacto nas cargas de trabalho de IA e computação. Os consumidores afetados podem entrar em contato com o fabricante da placa para obter uma substituição. A anomalia de produção foi corrigida”.

Do lado esquerdo, o print mostra a RTX 5090 sem 8 ROPs (Imagem: TechPowerUp)

Apesar de mencionar que a perda de desempenho é causado por um ROP a menos, diferentes prints do GPU-Z mostram que, na verdade, são 8 ROPs a menos nas placas de vídeo identificadas com a anomalia. O valor padrão para a RTX 5090 é 176 unidades e as GPUs afetadas contam com 168. Como o problema acontece na construção da GPU, só resta uma substituição do modelo por outro.

Veja mais do CTUP:

  • Saiba como escolher a placa de vídeo NVIDIA ideal
  • Do indie ao blockbuster: entenda o que são jogos A, AA e AAA

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.