Governo Trump aplica novas sanções contra petróleo do Irã

O governo de Donald Trump aplicou novas sanções que visam impedir o comércio de petróleo vindo do Irã, alvo de pressão dos Estados Unidos desde a década de 1970. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (24/2) pelo Departamento de Estado norte-americano.


Tensão com o Irã

  • A relação entre Donald Trump e o governo do Irã é tensa desde o primeiro mandato do republicano, entre 2017 e 2021.
  • Sob a justificativa de impedir que o Irã construísse armas nucleares, Trump ordenou o assassinato do ex-general Qassem Soleimani. Na época, o militar era um dos principais nomes do Irã.
  • O caso não foi bem digerido pelo regime do aiatolá Ali Khamenei. Desde então, o Irã fala em retaliação contra Trump por conta do episódio.

Ao todo, 22 pessoas e 13 embarcações foram alvos das retaliações econômicas. De acordo com a diplomacia dos EUA, eles seriam parte de uma “rede de facilitadores” do “transporte ilícito” de petróleo iraniano.

O governo norte-americano afirma que tal grupo transportou, de forma ilegal, “dezenas de milhões de barris de petróleo bruto no valor de centenas de milhões de dólares”.

Nos primeiros dias de seu segundo mandato, Trump já havia anunciado uma política de “pressão máxima” contra o Irã. O objetivo, segundo o presidente norte-americano, é interromper o avanço nuclear do país liderado pelo aiatolá Ali Khamenei e o financiamento de grupos extremistas no Oriente Médio por parte de Teerã. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.