Foguete Falcon 9 da SpaceX lança novas missões científicas à Lua

A SpaceX lançou novas missões à Lua nesta quarta (26) com um foguete Falcon 9. O veículo deixou as instalações do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 21h16 no horário de Brasília, levando as missões IM-2 e Lunar Trailblazer, da Intuitive Machines e NASA, respectivamente. 

  • Exploração espacial: 5 missões que você não pode perder em 2025
  • Confira as missões que vão ser lançadas à Lua em 2025

Cerca de 8,5 minutos após o lançamento, o primeiro estágio do veículo voltou à Terra e pousou na embarcação A Shortfall of Gravitas. Enquanto isso, o segundo estágio seguiu viagem e liberou o lander Athena, da missão IM-2, em uma órbita de injeção lunar cerca de 43,5 minutos depois do lançamento; quatro minutos depois, foi a vez da Luner Trailblazer.

A missão IM-2 tem este nome porque é o segundo lançamento lunar da Intuitive Machines. O lander Athena leva em seu interior 10 instrumentos científicos da NASA, e grande parte deles foi projetada para procurar sinais de água em nosso satélite natural. A ideia é que o Athena procure água e outros recursos perto do polo sul lunar, que vão ser essenciais para missões longas e sustentáveis na Lua.

“Estou muito feliz por ver a ciência que nossas demonstrações de tecnologia vão entregar conforme nos preparamos para o retorno da humanidade à Lua e para a jornada a Marte”, comentou Nicky Fox, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA.

Já a Lunar Trailblazer vai seguir viagem à órbita da Lua para mapear a ocorrência de depósitos de gelo. A ideia é que os dados da sonda complementam as informações coletadas pelos instrumentos do Athena. 

A IM-2 e a Lunar Trailblazer são a terceira e quarta missões lançadas à Lua em 2025. As primeiras foram as missões Ghost Riders in the Sky, da Firefly Aerospace, e o lander Resilience, da japonesa ispace.

Leia também:

  • SpaceX vai lançar missão da NASA que estudará mistérios do Sol em 3D
  • 5 fatos sobre a Lua que vão te surpreender

Vídeo: Curiosidades da Lua

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.