Kelpie: PF faz operação contra traficante que “atrai crianças pro mal”

Na manhã desta quinta-feira (27/2), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (Ficco), com apoio da Polícia Militar, deflagrou a Operação Kelpie, com o objetivo de enfraquecer uma organização criminosa atuante no bairro Grande Vitória, em Vitória (ES).

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária na capital capixaba. As investigações tiveram origem no compartilhamento de provas de um outro inquérito, que apurava o recebimento de drogas pelos correios.

Os elementos colhidos revelaram que uma menor de idade era aliciada pelo grupo criminoso para participar ativamente das atividades criminosas, como receber entorpecentes pelo correio, armazenar armas e ocultar informações sobre homicídios cometidos pela facção.

Um dos alvos da operação é suspeito de envolvimento em um homicídio ocorrido em 8 de setembro de 2024, no bairro Grande Vitória, além de ser apontado como autor de uma tentativa de homicídio quíntupla, no mesmo bairro, na última sexta (21/2). Há também indícios de que esse investigado estaria promovendo ataques violentos para retomar pontos de venda de drogas na região.

Durante a ação, as forças de segurança apreenderam celulares e entorpecentes, que serão analisados para auxiliar nas investigações.

Significado

O nome da operação faz referência a uma criatura mitológica, “Kelpie”, que atrai crianças para o mal. A escolha reflete a estratégia da organização criminosa de envolver menores de idade na prática de crimes, tornando-os parte do esquema ilegal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.