Putin diz que conversas com Trump estão indo bem e são esperançosas

O presidente da Rússia, Vladmir Putin, disse que as conversas que teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, são motivos de esperança. O russo ainda alertou a Trump não se deixar influenciar pelas “elites ocidentais”, em referência aos múltiplos encontros com líderes europeus que o presidente norte-americano está fazendo esta semana.

Putin disse à mídia russa que o país e os EUA estavam prontos para estabelecer cooperação, mas algumas elites ocidentais tentariam minar o diálogo entre eles.

Ao falar de “elites ocidentais”, Putin refere-se, em especial, ao encontro que Trump terá nesta quinta-feira (27/2) com Keir Starmer, primeiro-ministro da Inglaterra, justamente para falar sobre o apoio dos EUA à Ucrânia.

Starmer afirmou desejar que Trump concorde que, no caso de um acordo de paz na Ucrânia, os EUA deem garantias de segurança para torná-lo durável.

O premiê explicou que o Reino Unido contribuiria com tropas para uma força de manutenção da paz europeia chamada “tripwire”, para defender a Ucrânia e deter a Rússia. Mas os soldados europeus precisariam do apoio aéreo e logístico dos EUA para serem eficazes, e Starmer busca garantias de que Washington fornecerá esse nível de apoio.

Além de Starmer, Trump se reuniu, nessa segunda-feira (24/2), com o presidente francês, Emmanuel Macron, e se encontrará com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nesta sexta-feira (28/2), para firmar um “acordo preliminar” relativo ao desejo de Trump de obter acesso aos recursos minerais localizados no território ucraniano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.