Gleisi critica campanha por lei que pode prejudicar Moraes nos EUA

A presidente nacional do PT, deputado Gleisi Hoffmann (PT-PR), criticou o que chamou de “articulação bolsonarista” para aprovar no Congresso dos Estados Unidos o projeto de lei “No Censors on our Shores Act” (em português: “sem censura no nosso território”).

A proposta não cita o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, mas pode fazer com que ele fique impedido de entrar no país caso o texto vire lei.

“A articulação bolsonarista pela lei aprovada num comitê do Congresso dos EUA contra a soberania das decisões do STF no Brasil é um crime de lesa-pátria. O inelegível, seus parentes e foragidos da Justiça brasileira estão desafiando, mais uma vez, as instituições brasileiras e mostrando a quem eles realmente servem: a um país estrangeiro”, publicou Gleisi na rede social X.

O texto em questão foi aprovado na quarta-feira (26/2) no Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos e agora segue para o plenário da Casa. Depois, ainda vai tramitar pelo Senado dos Estados Unidos e, caso aprovado, será encaminhado para a sanção da Casa Branca.

Apesar de não ser citado em nenhum momento na proposta, Moraes já foi chamado de “aplicador de censura” pelas autores do texto, os deputados María Elvira Salazar e Darrell Issa, ambos do partido Republicano.

O projeto quer proibir a entrada nos Estados Unidos e também impor a deportação de estrangeiros que sejam considerados pessoas que atuem “contra a liberdade de expressão dos cidadãos norte-americanos”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.