Vídeo: homem tenta abrir porta de avião e aciona escorregador inflável

São Paulo — Um avião que decolava do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, teve o escorregador inflável acionado na noite dessa quarta-feira (26/2) após um passageiro tentar abrir a porta traseira. Um vídeo que circula nas redes sociais flagrou o momento em que a aeronave, um modelo Airbus A321neop da Latam, está com a escada inflada.

Segundo informações de passageiros, a aeronave já havia iniciado o procedimento de pushback — quando um veículo de reboque empurra o avião para afastá-lo da ponte de embarque — quando o passageiro se levantou e abriu a porta 4L, acionando o escorregador. A tripulação da aeronave chamou a Polícia Federal para conter o homem, que foi retirado da viagem.

O voo tinha como destino Salvador, na Bahia. O transtorno gerou atrasos pois, quando episódios como esse acontecem, a aeronave precisa ser retirada de operação para que a equipe de manutenção possa fazer a reinstalação do escorregador. Veja vídeo abaixo:

Em nota ao Metrópoles, a Latam informou que a aeronave, que tinha previsão de decolagem às 23h45 partiu somente às 03h41, mas a viagem prosseguiu normalmente, pousando às 05h20 no destino final. “A Latam lamenta os transtornos causados e reitera que todas adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura a todos”.

Avião declara “Pan-Pan”

Na última segunda-feira (24/2), um outro avião da Latam que vinha do Maranhão fez um pouso prioritário no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), após a tripulação de voo comunicar a urgência utilizando o código “Pan-Pan”. O caso foi o segundo no mesmo dia.

Segundo o Grupo Brasileiro de Segurança Operacional dae Aviação Geral (BGAST, em inglês), o código é usado para indicar condição de urgência “que impede a continuação do voo utilizando procedimentos normais, mas que a condição da aeronave ou das pessoas a bordo não está exposta a perigo iminente”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.