Alinhamento planetário raro será transmitido online; veja como assistir

Uma live do projeto Virtual Telescope, na Itália, vai mostrar o alinhamento raro entre os sete planetas do Sistema Solar. Caso você ainda não tenha observado o fenômeno, basta acessar a transmissão no YouTube nesta sexta (28), às 14h no horário de Brasília. 

  • Quais planetas podem ser vistos a olho nu da Terra?
  • 10 melhores aplicativos de astronomia para ver estrelas e planetas

“Um ‘desfile’ assim ocorre de tempos em tempos, e queremos compartilhar este evento com nossos amigos em todo o mundo”, escreveu Gianluca Masi, coordenador do projeto, em um comunicado sobre a live. 

 

A maioria dos astros está visível no céu desde janeiro. O que mudou é que Mercúrio se juntou aos demais, e ainda pode ser visto por alguns dias. Mas é preciso observá-los logo, pois tanto Mercúrio quanto Saturno vão desaparecer sob o horizonte em breve. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Alinhamentos como este ocorrem porque os planetas orbitam o Sol em um plano relativamente achatado. Embora não seja tão raro que vários planetas estejam visíveis no céu ao mesmo tempo, o incomum são sete deles juntos e praticamente alinhados no céu de uma só vez. O próximo evento do tipo vai ocorrer somente em 2040. 

Como ver o alinhamento planetário

Caso você queira observar o evento, a dica é procurar algum local com céu limpo e longe das fontes de poluição luminosa. Cinco dos planetas são grandes e brilhantes o suficiente para serem vistos a olho nu; já Urano e Netuno podem ser observados com a ajuda de algum telescópio pequeno ou par de binóculos.  

Leia também:

  • Alinhamento planetário continua em fevereiro; saiba como ver evento astronômico
  • Como diferenciar estrelas, planetas e satélites no céu noturno?

Vídeo: ETs vão invadir a Terra?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.