O ex-procurador Deltan Dallagnol (Novo) retornou à Câmara dos Deputados nessa quarta-feira (12/3) pela primeira vez desde que teve o mandato parlamentar cassado pelo TSE, em 2023.
Segundo aliados, Dallagnol foi ao Congresso com a missão de “quebrar” o isolamento que o Novo enfrentou ao tentar montar chapas em eleições passadas e buscar alianças para 2026.
Na Câmara, o ex-procurador se reuniu com deputados de direita. Ele esteve, por exemplo, com Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP) e visitou a liderança do PL de Jair Bolsonaro na Casa.
Dallagnol também aproveitou a passagem pela Câmara para articular no “cafezinho”, espaço destinado para refeições e articulações dos deputados dentro do plenário da Casa.
De acordo com aliados, o ex-procurador da Lava Jato atua pela união da direita nas eleições presidenciais de 2026. Além disso, busca trazer novos parlamentares para o Novo.
A sigla, hoje, tem apenas quatro deputados federais — Adriana Ventura (SP), Gilson Marques (SC), Marcel Van Hattem (RS) e Ricardo Salles (SP) — e um senador: Eduardo Girão (CE).