Vera Holtz fala sobre não ter filhos: “Instinto maternal é invenção”

Vera Holtz participou do programa Sem Censura e falou sobre sua decisão em não ter filhos. Atualmente com 71 anos, a atriz refletiu sobre o papel da maternidade para as mulheres e trouxe seu ponto de vista sobre o assunto.

“Sempre, desde pequena, eu não queria [ser mãe]. Eu não tenho o sim [da maternidade]. Não faz parte da minha vida. Desde pequena, eu falava: ‘Não existe instinto maternal. Isso é uma invenção social”, falou ela na conversa com Cissa Guimarães.

Ela continuou: “E vocês esquecem de quem não tem útero, de quem não pode ter filho. Por que inventaram isso para a mulher? Por que rotular essa questão? Todo mundo quer botar a gente numa caixinha, rotular, vira um produto. Eu nunca realmente acreditei nisso”, pontuou Vera Holtz.

2 imagens

Vera Holtz

1 de 2

Vera Holtz

Reprodução

2 de 2

Vera Holtz

Instagram/Reprodução

atriz ainda falou sobre “maternagem”: “Eu acredito na maternagem, aquela que forma. Isso eu acredito. A que forma, que cuida, a maternagem eu acredito”, concluiu.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por TV Brasil (@tvbrasil)

Dividiu opiniões

A reflexão de Vera Holtz dividiu opiniões na web. Muitas mulheres concordaram com a atriz, enquanto outras a criticaram pelas falas.

“Sou mãe, amo meu filho mais que a mim mesma, mas não existe instinto materno. Eu nunca quis ser mãe. Me tornei, ok, assumi, segui… Deu certo … Tá tudo bem”, disse uma internauta. “Cada mulher é livre pra escolher. Eu nunca quis ter filhos e tá tudo bem”, concordou outra.

Uma terceira, no entanto, criticou: “Existe instinto maternal sim, o fato de você não querer ter filhos não dá o direito de falar besteira”, disparou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.