Vai de Graça: gratuidade no transporte público já tem forte aderência

Economia, praticidade e sustentabilidade. Com essas palavras a auxiliar de Serviços Gerais, Leydiane Tavares, 29 anos, define o novo programa de mobilidade criado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o Vai de Graça.

Há quase um mês em atuação, desde 1º de março, o benefício oferece transporte público gratuito aos domingos e feriados, englobando ônibus, metrô, BRT e Zebrinhas.

Para a jovem, a experiência tem sido bastante positiva. “Além da economia que eu tive, percebi que a praticidade de horários aqui no DF é enorme. Se, porventura, eu perder algum ônibus que faz o meu trajeto, posso pegar outro tranquilamente, sem gastar nada”, explica.

A estudante Sabrina Teixeira, 17 anos, também já usufrui da medida e tem vivido experiências positivas, como Leydiane. “Imaginei que os ônibus iriam demorar a passar, por ser de graça, mas me surpreendi, porque passou rapidinho”, revela.

Para garantir a efetividade da medida, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) monitora a operação e, caso a pasta identifique a necessidade, haverá ampliação do número de ônibus, visando a garantir conforto e segurança aos passageiros.

A Semob também informa que, até agora, já são mais de 3,3 milhões de acessos ao transporte público do DF após o início do benefício.

Vai de Graça, GDF - Metrópoles

Tarifa zero

Aos domingos e feriados, a população do DF poderá se deslocar, gratuitamente, para aproveitar as inúmeras possibilidades de entretenimento que Brasília oferece, como ir a parques, shoppings, museus e teatros. Além disso, as pessoas também podem usufruir da gratuidade para o deslocamento a igrejas.

Ampliando o acesso ao lazer, a medida impulsionará a economia com mais pessoas circulando pela cidade.

Para tirar o projeto do papel, o GDF subsidiará o valor aproximado de R$ 56 milhões por ano.

Os passageiros podem utilizar Cartão Mobilidade, Vale-Transporte, PcD, Idoso ou Passe Livre Estudantil para a liberação automática na catraca – para quem não tem essas opções, podem ser utilizados cartões de crédito e débito, sem qualquer cobrança. Cobradores e fiscais estão orientados a auxiliar os passageiros nos ônibus e nas estações de metrô.

Cabe lembrar que os ônibus do Entorno não entram na programação da gratuidade por serem controlados pelo governo federal.

O atendente comercial Cleomar Montalvão, 41 anos, utiliza o transporte de graça aos domingos e feriados desde a instalação do programa. “Nós, população do DF, merecemos mesmo esse benefício. O Vai de Graça dá um bom alívio”, ressalta.

Para o morador do Guará II, a experiência tem sido positiva. “O benefício teve uma boa aderência da população e deveria se estender por mais dias. Incluir os sábados, por exemplo”, sugere.

Neste primeiro momento, o objetivo principal do programa é incentivar o comércio e o lazer no Distrito Federal. Mas, de acordo com a pasta, haverá a testagem da possibilidade de estabelecer a tarifa zero todos os dias da semana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.