CPUs Ryzen Medusa com Zen 6 devem ter conexão 2.5D e RDNA 5

Pouco tempo após noticiarmos que a AMD cogitava iniciar a produção em massa dos novos Ryzen com Zen 5, um vazamento do insider Olrak29_ em sua conta no X (antigo Twitter) pode ter revelado os primeiros detalhes dos Ryzen com arquitetura Zen 6. Ainda longe do lançamento, os processadores têm o codinome Medusa e chegariam com uma iGPU baseada em RDNA 5, além de melhorias na largura de banda.

  • Processadores AMD Ryzen 7000 ainda valem a pena?
  • O que acontece se a temperatura da CPU estiver muito alta?

Pouco se sabe sobre os futuros processadores com Zen 6. Na verdade, tirando as melhorias no IPC, também há relativamente poucas informações sobre o Zen 5. No entanto, o rumor aponta que a futura geração da AMD deve abandonar o tradicional design multi-die e investir em um tipo de interconexão 2.5D entre os chiplets, que deve aumentar a largura de banda e, consequentemente, a velocidade dos produtos. 

Apesar de se chamarem Medusa, ou seja, o nome das CPUs Ryzen para uso doméstico com essa tecnologia, a arquitetura Zen 6 é chamada de Morpheus. A expectativa é que esses produtos sejam lançados com um processo de fabricação refinado, na ordem dos 2 nanômetros.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

RDNA 5 deve ser poderoso

Já sobre os gráficos integrados, o informante comenta que a AMD pulará a microarquitetura baseada em RDNA 4. Com isso, há uma divergência entre informações, uma vez que no passado já foi especulado que o time vermelho não teria nenhum modelo topo de linha com essa tecnologia, porém uma GPU premium foi vazada pelo próprio Olrak em 2023. 

Seja como for, a microarquitetura de RDNA 5 deve trazer um salto geracional bem perceptível em relação ao atual RDNA 3 e o futuro RDNA 3.5, que deve estar presente nas CPUs Strix Point de notebooks. Inclusive, o RDNA 5 foi especulado de integrar a placa de vídeo do próximo Xbox, mas os planos podem ter mudado.

Além das iGPUs, a tecnologia do RDNA 5 também deve aparecer nas placas de vídeo dedicadas (Imagem: Divulgação/AMD)

Os processadores Ryzen com a arquitetura Zen 6 só devem ser lançados entre o fim de 2025 e o início de 2026. Assim, muita coisa ainda pode mudar no desenvolvimento desses produtos. 

  • 🛒 Compre o processador AMD Ryzen 5 5500 com preço baixo no Kabum!
  • 🛒 Veja ofertas de outros processadores Ryzen da AMD no Kabum!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Semana do Cinema 2024 traz ingressos a R$ 12 em todo o Brasil
  • Artigo científico com imagens esdrúxulas de IA é retirado do ar
  • 🤑 BARATO | Aproveite Galaxy S23 de 512 GB em super oferta
  • Adobe lança assistente de IA para analisar e resumir PDFs
  • 1º paciente com chip da Neuralink controla mouse pelo pensamento
  • Tinder vai verificar identidade de usuários no Brasil
Adicionar aos favoritos o Link permanente.