Mais um episódio lamentável de racismo no futebol sul-americano foi registrado na Libertadores, nessa quinta-feira (3/4). Após a derrota para o Palmeiras na estreia da competição continental, torcedores do Sporting Cristal-PER cometeram atos racistas em direção à torcida do Palmeiras.
O crime foi registrado em vídeo. Nas imagens, os torcedores imitam macacos se dirigindo aos palmeirenses. Veja:
Ayer la Conmebol abrió expediente disciplinario contra Talleres por gestos de racismo de sus hinchas ante Sao Paulo. Lo de algunos hinchas de Cristal hoy ante Palmeiras le puede costar caro a club celeste. https://t.co/g7BXZkZhG0
— Jorge Esteves Alfaro (@esteves_jorge) April 4, 2025
Em nota, o Palmeiras se manifestou sobre mais um caso envolvendo o clube. Recentemente, na Libertadores Sub-20, no Paraguai, o atacante Luighi foi vítima de racismo por um torcedor do Cerro Porteño.
Veja o comunicado do clube:
“É desgastante que, semana após semana, tenhamos de nos manifestar em razão de atos racistas praticados em jogos de futebol.
A reincidência deste crime, cometido nesta quinta-feira (3) por um torcedor do Sporting Cristal-PER, que imitou um macaco em direção a palmeirenses presentes no estádio, demonstra novamente que as medidas adotadas até o momento são inadequadas e insuficientes para combater os insistentes episódios de discriminação racial ocorridos nos gramados sul-americanos.
Que o Sporting Cristal, as autoridades de segurança pública do Peru e a Conmebol tomem as devidas providências; do contrário, gestos como aos que assistimos hoje continuarão se repetindo, com a bênção da impunidade. Quanto ao Palmeiras, seguimos leais ao nosso compromisso de lutar contra toda e qualquer forma de discriminação.
Racismo não é provocação! Racismo é crime!”.