BNDES destina R$ 150 milhões para a restauração de terras indígenas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Meio Ambiente lançaram, nesta sexta-feira (11/4), uma chamada pública que vai destinar R$ 150 milhões para restauração ecológica de terras indígenas.

O edital foi lançado em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O montante, proveniente do Fundo Amazônia, prevê investimentos em projetos na região do Arco da Restauração, que vai do Maranhão ao Acre, e sofre com a ação do desmatamento.

“Além de contribuir para mitigar a emergência climática, esta iniciativa beneficia os povos originários, com o uso sustentável dos recursos da floresta”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

No total, serão selecionados até 90 projetos entre 50 e 200 hectares, que devem contar com a participação obrigatória de pessoas indígenas. As inscrições para propostas ficarão abertas até 19 de julho.

Confira aqui os editais.

Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o projeto contribuirá para a redução de emissões. “Nesses dois anos, reduzimos algo em torno de 450 milhões de toneladas de CO2, o que fez com que a gente pudesse fazer uma captação do Fundo Amazônia que dobrou os seus valores, com recursos da Noruega, da Alemanha, do Reino Unido e de outros vários países”, destacou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.