Novacap remove árvore com mais de 40 anos da W3 Norte: “Riscos”

Com mais de 40 anos, cerca de 21 metros de altura e conhecida por chamar a atenção de quem passa pela 704/705 Norte, a gameleira plantada à beira da Via W3 foi totalmente removida pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), nesta quarta-feira (28/2).

A equipe usou motosserras e guindastes para retirar a árvore, após engenheiros técnicos do Departamento de Parques e Jardins da companhia terem avaliado que a planta “não tinha vida, e a queda de galhos na via era constante”, segundo a autarquia.

A Novacap, que informou não ter sido a responsável pela colocação da gameleira, há mais de quatro décadas, e comunicou que, após a remoção, avaliará a possibilidade de plantar uma espécie adequada no mesmo local.

Confira imagens da ação:


0

Críticas

Dono de um bar na área, o empresário Felippi Garcia relatou que moradores da quadra tinham grande apreço pela árvore e a consideravam um patrimônio.

Além disso, afirmou que a Novacap não teria atendido a pedidos de poda feitos pela comunidade, apresentado à população ordem de serviço ou estudos sobre a saúde da planta e apenas informado que parte da gameleira estaria podre.

“Ontem [terça-feira], a Novacap veio podar outras árvores da quadra. [As equipes] falaram que a gameleira estava comprometida. Por que não cuidaram dela antes? Ela precisava ser tratada. O mesmo engenheiro florestal que deu o laudo não apresentou solução”, criticou Felippi.

Por meio de nota, a Novacap informou que a árvore era monitorada há anos e que o risco da queda de galhos afetava a rotina de pedestres e motoristas que passavam pela área.

“A Novacap esclarece que o processo referente à supressão da árvore é de caráter público, cabendo aos interessados solicitar acesso ao mesmo pelas vias legais”, completou a companhia.

Ao Metrópoles um dos proprietários do Jobim Brasília, estabelecimento próximo à gameleira, Felippi Garcia, informou que há anos os moradores e comerciantes da quadra tentavam acionar a pasta para realizar a poda da árvore que existia há mais de 40 anos na localidade, mas não obtinham sucesso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.