Na tarde de terça-feira (15), um incêndio de grandes proporções causou pânico na PUC-PR, localizada no centro de Curitiba. O fogo teve início no Teatro TUCA, que fica no Bloco Azul da universidade, enquanto era realizada uma cerimônia de entrega de jalecos para alunos do curso de Medicina. Familiares e amigos dos estudantes estavam presentes no evento, mas todos conseguiram deixar o local de forma segura após o início das chamas. (Veja vídeo abaixo)
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, ao menos onze equipes foram enviadas ao local para controlar o incêndio. Foram utilizadas cinco viaturas e seis caminhões para o combate às chamas. O fogo teria se originado após uma explosão de ar-condicionado, que provocou uma grande movimentação de fumaça no interior do teatro, assustando os presentes e levando à evacuação imediata do local.
Mobilização das equipes de resgate
As equipes de socorro isolaram diversas áreas da universidade para garantir a segurança de todos os envolvidos e continuar o trabalho de extinção do fogo. Não houve vítimas, e a situação foi controlada rapidamente, embora o incêndio tenha causado danos significativos ao Teatro TUCA.
Suspensão das atividades e aulas presenciais
Em razão do incêndio, a PUC-PR anunciou a suspensão de todas as atividades e aulas presenciais no campus, a fim de garantir a segurança dos estudantes e funcionários. A universidade também informou que seguirá com a investigação das causas do incêndio, com apoio do Corpo de Bombeiros.
Causa provável
Embora ainda não tenha sido confirmado oficialmente, fontes indicam que a explosão do ar-condicionado no Bloco Azul foi a causa inicial do incêndio. A situação gerou grande tensão entre os presentes, que foram rapidamente orientados a evacuar o local. Felizmente, não houve feridos, e a evacuação ocorreu sem maiores problemas.