Conforme noticia o portal Daily Mail nesta terça-feira (22/4), o rei Charles III não marcará presença no funeral do papa Francisco, a ser realizado no Vaticano. Quem representará o Palácio de Buckingham — sede da monarquia britânica — na cerimônia fúnebre é o príncipe William, herdeiro do trono do Reino Unido.
Em comunicado oficial, o Palácio de Kensington — responsável pela agenda e anúncios relacionados ao príncipe de Gales, William — revelou que o futuro rei do Reino Unido viajará ao Vaticano para comparecer ao funeral do papa Francisco. O evento ocorrerá neste sábado (26/4). Autoridades de todo o mundo confirmaram presença.
O papa Francisco morreu na madrugada dessa segunda-feira (21/4), na Casa Santa Marta, no Vaticano. Ele estava com 88 anos, e não resistiu a um acidente vascular cerebral (AVC), coma e colapso cardiocirculatório. O anúncio do falecimento do religioso foi feito pelo cardeal Kevin Farrell. O santo padre estava no posto desde 2013.
Vale relembrar que o rei Charles III e a esposa, a rainha Camilla, estiveram com o papa Francisco no último dia 9. A princípio, o encontro do sumo pontífice com o casal de majestades iria ser cancelado em razão da saúde fragilizada do santo padre. Entretanto, o religioso fez questão de recepcionar os monarcas. A reunião durou 20 minutos.

Até então, não se sabe o motivo para o rei Charles não ir ao funeral do papa Francisco. Com 76 anos, o soberano do Reino Unido está em tratamento contra um câncer. Com o anúncio da morte do papa Francisco, o monarca britânico divulgou um comunicado em que lamentou o falecimento de “sua santidade” e declarou luto.
“Sua Santidade será lembrado por sua compaixão, sua preocupação com a unidade da Igreja e por seu compromisso incansável com as causas comuns de todas as pessoas de fé e com aquelas de boa vontade que trabalham em benefício dos outros”, destacaram o rei Charles e a rainha Camilla em mensagem conjunta.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.