Until Dawn: qual é a história e o que esperar da adaptação do game de terror

Aqueles que gostam de tomar sustos no cinema já têm pelo que aguardar em abril. Nesta quinta-feira (24), chega às telonas de todo o Brasil o filme Until Dawn – Noite de Terror, longa-metragem de terror de sobrevivência dirigido por David F. Sandberg (Quando as Luzes se Apagam).

  • Filme de Until Dawn trará personagens diferentes do jogo
  • 10 melhores jogos da história do PlayStation

Baseado no jogo de videogame de mesmo nome, o live-action apresenta uma história diferente da mostrada no game, mas que ainda faz parte da mitologia da franquia – composta também pelo spin-off Until Dawn: Rush of Blood (2016) e o prequel The Inpatient (2018) –, além de uma versão adaptada de sua mecânica.

Jogo interativo fez sucesso entre o público

Until Dawn ganhou um remake para Playstation 5 e Windows em 2024 (Imagem: Divulgação/Sony Computer Entertainment)

Lançado em 2015 para Playstation 4, Until Dawn conta a história de um grupo de adolescentes, que se reúnem, um ano após o desaparecimento das irmãs Hannah e Beth, no mesmo local de Blackwood Mountain em que elas desapareceram.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

É aí então que, separadamente, o grupo passa a ser perseguido por pessoas e figuras misteriosas que cercam a região, de maneira que o jogador – que controla os personagens em terceira pessoa – precisa tomar decisões rápidas para explorar os cenários e se salvar das perseguições.

Conhecida como efeito borboleta, essa mecânica faz com que cada decisão do usuário impacte no rumo da história e no destino dos personagens, sendo muitas vezes decisiva para sua salvação ou morte.

O game, que conquistou o público exatamente por essa trama interativa, foi inspirado em filmes como Poltergeist – O Fenômeno (1982) e Uma Noite Alucinante 2 (1987), e causou reações mistas entre os usuários quando teve anunciada sua adaptação.

Para muitos jogadores, como a ideia do jogo era reproduzir a experiência de um filme de terror em que o espectador pudesse conduzir a história, transformar Until Dawn em um “longa-metragem comum” matava seu próprio conceito. Uma questão que não passou despercebida para os roteiristas Gary Dauberman e Blair Butler, e fez com que a dupla buscasse algum diferencial para o filme.

 

Filme muda história e mecânica do game

Protagonizado por Ella Rubin (Uma Ideia de Você) e Michael Cimino (Com Amor, Victor), a adaptação de Until Dawn chega aos cinemas, portanto, explorando um conceito que está longe de ser novidade na indústria, mas que nem por isso faz menos sucesso em Hollywood: o do loop temporal.

Assim como o clássico Feitiço do Tempo (1993), a comédia de terror A Morte Te Dá Parabéns (2017) ou até mesmo a série da Netflix, Boneca Russa (2019), o terror da Sony traz uma história em que seus personagens revivem os mesmo eventos repetidas vezes, tendo a chance de mudar suas ações e, portanto, dar outro desfecho a história.

Produzido pela Screen Gems e a PlayStation Productions, Until Dawn – Noite de Terror conta a história de Clover, jovem que um ano após o desaparecimento de sua irmã, Melanie, reúne os amigos no vale remoto em que ela desapareceu em busca de respostas.

O grupo é assassinado logo após o cair da noite e se vê tendo que reviver em looping os acontecimentos, fugindo cada vez de um serial killer ou monstro diferente e mais aterrorizante do que o anterior.

Para sobreviver eles precisam aguentar vivos até o amanhecer, algo que se mostra bastante complicado, especialmente após descobrirem que possuem um número limitado de vezes para repetir a história.

Os protagonistas da adaptação de Until Dawn (Imagem: Divulgação/Sony Pictures Releasing)

Além da “mecânica adaptada”, que ainda não se sabe se agradará os fãs mais fieis do game, o longa-metragem chega às telonas com nomes como o de Rami Malek (Bohemian Rhapsody), Odessa A’zion (Hellraiser: Renascido do inferno), Peter Stormare (Fargo – Uma Comédia de Erros), Belmont Cameli (A Caminho do Verão) e Maia Mitchell (Cirurgias e Artimanhas) em seu elenco.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.