Texto inédito do papa Francisco fala sobre morte e velhice

O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22/4) um texto inédito escrito por Papa Francisco poucos dias antes de sua última internação. No prefácio do livro “Na espera de um novo começo. Reflexões sobre a velhice”, do cardeal italiano Angelo Scola, o pontífice compartilha reflexões profundas sobre a morte, a finitude da vida e o sentido da velhice, em tom de serenidade e fé.

Francisco morreu na última segunda-feira (21/4), aos 88 anos, após sofrer um AVC e falência cardíaca. O conteúdo do prefácio, escrito em fevereiro, ganha agora um novo peso simbólico, sendo interpretado como uma espécie de testamento espiritual do primeiro papa latino-americano da história.

No texto, o papa afirma que “a morte não é o fim de tudo, é o começo de algo”, e defende que a velhice deve ser vista não como um declínio, mas como uma etapa de sabedoria, memória e entrega.

“Não devemos ter medo da velhice, não devemos temer abraçar o envelhecer, porque a vida é a vida, e adoçar a realidade significa trair a verdade das coisas”, escreveu.

A publicação do prefácio está prevista para o dia 24 de abril, dois dias antes do funeral de Francisco, marcado para o próximo sábado (26/4), no Vaticano. A cerimônia deverá atrair chefes de Estado, líderes religiosos e milhares de fiéis de todo o mundo.

6 imagens

Papa Francisco

Momento em que o religioso segura a criança no colo
Papa Francisco pega a bebê Laura no colo
O papa Francisco
1 de 6

Buda Mendes/Getty Images

2 de 6

Papa Francisco

Reprodução/Vaticano News

3 de 6

Momento em que o religioso segura a criança no colo

Imagem cedida ao Metrópoles

4 de 6

Papa Francisco pega a bebê Laura no colo

Imagem cedida ao Metrópoles

5 de 6

O papa Francisco

Franco Origlia/Getty Images

6 de 6

Alessandra Benedetti – Corbis/Corbis via Getty Images

Aos olhos da igreja católica, o texto é mais que uma introdução a um livro: é um documento que expressa a espiritualidade de um líder marcado pelo diálogo, pela humildade e pela compaixão. A escolha do título do livro — Na espera de um novo começo — ecoa as palavras finais do papa, que também escreveu: “é um novo começo, como sabiamente destaca o título, porque a vida eterna – que quem ama já experimenta aqui na terra em meio às ocupações do dia a dia – é o começo de algo que não terá fim.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.