Trump é julgado nesta 2ª em caso que envolve ex-atriz pornô. Entenda

O ex-presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump será julgado a partir desta segunda-feira (15/4) pela suspeita de esconder os pagamentos feitos à ex-atriz pornô Stormy Daniels. O maquiamento contábil teria ocorrido em 2016.

No total, Trump enfrenta 34 acusações no processo, com penas que chegam até quatro anos de prisão. O ex-presidente se declarou inocente em todas.

“Nunca pensei que algo assim pudesse acontecer na América. O único crime que cometi foi defender destemidamente nossa nação daqueles que procuram destruí-la”, disse a jornalistas em pronunciamento no ano passado.

O julgamento de Trump está marcado para as 9h30 (10h30 no horário de Brasília) em Nova York, nos Estados Unidos, com sessões até as 16h30, que vão desta segunda até quarta-feira (17/4).

Ele foi indiciado pela Justiça de Nova York por usar dinheiro para comprar o silêncio da ex-atriz pornô por um suposto caso extraconjugal. Segundo a acusação, o bilionário pagou US$ 130 mil (cerca de R$ 660 mil) no fim das eleições de 2016 a Stormy Daniels.

No entanto, as acusações por si só não são consideradas crime. Então, Trump está sendo julgado por falsificar 34 documentos para esconder o valor desembolsado nos registros fiscais.

A promotoria alega que o republicano chefiava um esquema que envolvia pagamentos para calar pessoas que poderiam dar declarações negativas durante sua campanha à Presidência dos EUA, em 2016, entre elas a ex-atriz pornô.

Para a acusação, esse dinheiro se tratava de uma despesa de campanha. Isso porque tinha como objetivo impedir que uma informação atrapalhasse a reta final da corrida eleitoral. Desta forma, a promotoria entende que Trump escondeu um gasto de campanha; por isso, precisa ser julgado.

Trump na corrida à Casa Branca

O bilionário é o único pré-candidato do Partido Republicano nas eleições presidenciais. Ele disputará a chefia da Casa Branca contra o democrata Joe Biden, atual presidente dos EUA. As eleições estão previstas para 5 de novembro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.