Temas clássicos estão de volta ao PlayStation 5

A Sony liberou nesta quinta-feira (24) uma nova atualização para o PlayStation 5 que traz de volta os temas clássicos inspirados nas gerações anteriores do console e introduz o recurso inédito de Foco de Áudio. O update começará a ser distribuído globalmente a partir de hoje, seguindo um modelo de implementação em fases em diferentes regiões.

  • 30 anos de PlayStation: qual é o melhor console?
  • 10 melhores jogos da história do PlayStation

Os temas clássicos haviam sido disponibilizados anteriormente como parte das comemorações dos 30 anos da marca PlayStation, permanecendo disponíveis por tempo limitado até 31 de janeiro de 2025. A decisão de reintegrá-los de forma permanente veio após feedback “extremamente positivo” da comunidade, segundo a própria Sony.

Temas nostálgicos retornam como opção permanente

Uma das grandes novidades desta atualização é a possibilidade de personalizar a interface do console com visuais inspirados no PlayStation 1, PlayStation 2, PlayStation 3 e PlayStation 4. Os temas recriam não apenas a estética visual de cada console, mas também seus sons icônicos, proporcionando uma experiência nostálgica completa.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os usuários poderão acessar essas opções por meio de um novo menu chamado “Aparência”, disponível nas configurações do sistema. A funcionalidade permite escolher entre os temas clássicos, cada um reproduzindo fielmente o estilo visual e sonoro de sua respectiva geração.

Temas clássicos estão de volta em novo menu nas configurações de sistema do PS5 (Imagem: Reprodução/Sony)

Diferentemente da implementação temporária anterior, não há indicação de que esses temas serão removidos no futuro, sugerindo que a Sony planeja mantê-los como opção permanente para os jogadores do PlayStation 5.

Foco de Áudio aprimora experiência sonora com fones de ouvido

Além da personalização visual, a Sony introduz o recurso de Foco de Áudio, uma nova ferramenta de acessibilidade que promete transformar a experiência sonora para jogadores que utilizam fones de ouvido. A função permite amplificar determinados tipos de sons dentro dos jogos, garantindo maior clareza e imersão.

 

De acordo com a Sony, o Foco de Áudio foi desenvolvido pensando na acessibilidade, permitindo que cada jogador ajuste a experiência sonora de acordo com suas preferências ou necessidades específicas. Para ativar o recurso, basta acessar Configurações > Som > Volume > Foco de Áudio, ou através do Centro de Controle durante o gameplay para ajustes rápidos.

O sistema oferece quatro modos de predefinição diferentes, cada um otimizado para destacar tipos específicos de sons:

  • Aprimorar o tom baixo: amplifica sons de baixa frequência como motores em funcionamento e ruídos graves
  • Aprimorar as vozes: prioriza vozes de personagens, diálogos e comunicações em chats de voz
  • Aprimorar o tom alto: destaca sons agudos como passos, ruídos metálicos e outros efeitos sutis
  • Aprimorar sons silenciosos: amplifica sons de baixo volume em uma ampla gama de frequências

Cada uma dessas predefinições pode ser configurada em três níveis de intensidade (Fraco, Médio e Forte), oferecendo flexibilidade para personalizar a experiência. Um diferencial interessante é a possibilidade de ajustar separadamente os canais esquerdo e direito, permitindo configurações assimétricas que atendam a necessidades específicas.

É importante destacar que o Foco de Áudio funciona exclusivamente com fones de ouvido conectados via USB ou entrada analógica (P2). A função não é compatível com dispositivos de áudio conectados via HDMI, como TVs, receivers ou soundbars.

Sony atenta ao feedback dos usuários

Esta nova atualização de sistema mostra como a Sony está atenta às solicitações da comunidade. A reintegração dos temas clássicos, especificamente, foi uma resposta direta ao feedback dos jogadores que pediram o retorno da funcionalidade após seu período limitado.

Shuzo Kikuchi, vice-presidente de gerenciamento de produto da Sony Interactive Entertainment, destacou esse aspecto em comunicado oficial: “Devido à resposta extremamente positiva da nossa comunidade, estamos felizes em trazer de volta o visual e a sensação dos quatro designs de console para que os jogadores possam personalizar a tela inicial do PS5”.

Embora a personalização da interface tenha sido um ponto fraco do PS5 em comparação com seu antecessor, este movimento sugere que a Sony está disposta a expandir as opções no futuro, possivelmente incluindo temas específicos para jogos, como era comum no PlayStation 4.

Leia mais no Canaltech

  • 10 melhores jogos do PlayStation 4
  • 12 personagens mais poderosos dos jogos
  • 10 maiores reviravoltas na história dos jogos

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.