Quanto tempo de uso contínuo dura um nobreak?

Entre as opções de dispositivos que protegem eletrônicos diante de variações na rede elétrica, os nobreaks (ou UPSs) estão entre os mais interessantes por trazerem baterias internas, mantendo o fornecimento de energia para computadores, videogames e outros aparelhos importantes quando problemas ocorrem. Alguns modelos mais robustos podem incorporar proteções adicionais, como filtros de linha e reguladores de tensão, tornando-os uma escolha muito atraente e segura.

  • O que é e para que serve um clamper?
  • O que é e para que serve o estabilizador?

No entanto, por utilizar baterias, a reserva de energia fornecida por um nobreak eventualmente chega ao fim, exigindo que o próprio mecanismo de proteção seja recarregado. Mas qual é o tempo de uso contínuo oferecido por um nobreak? E quais cuidados devem ser tomados?

Quanto tempo dura um nobreak?

Não há uma resposta exata para o tempo de duração da carga de um nobreak, já que o resultado depende da aplicação de cada usuário. Para obter uma previsão, é preciso considerar não apenas a capacidade do nobreak utilizado, como também o número de eletrônicos conectados a ele e a quantidade de energia que cada um consome.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Com esse número em mãos, o recomendado para chegar a essa estimativa é checar o site da fabricante. É comum que os portais das empresas ofereçam tabelas com o tempo estimado a partir da carga, e há até mesmo calculadoras completas que realizam o cálculo a partir de informações como a potência do nobreak, bem como a tensão de operação, a capacidade e o número de baterias instaladas, que afetam a energia fornecida.

Os sites das fabricantes de nobreak costumam oferecer calculadoras (como o botão marcado no quadrado vermelho) para ajudar na estimativa de autonomia de uso para cada caso (Imagem: Reprodução/TS Shara)

Há dois pontos importantes a serem considerados, começando pelo fato do cálculo gerar apenas uma estimativa. Perdas de energia sempre ocorrem, e pode haver uma margem de erro em virtude disso. Para amenizar essa questão, opte por um UPS que apresente uma alta porcentagem de eficiência (ex.: 90%), descrita na caixa ou na ficha técnica. Você pode ainda buscar por um modelo que traga tela embutida, na qual informações como a própria autonomia estimada são exibidas.

O segundo ponto é que as baterias dos nobreaks para uso em residências não foram preparadas para alimentar os eletrônicos por períodos muito longos — a ideia desse dispositivo de proteção, especialmente em momentos em que há quedas no fornecimento de eletricidade, é apenas garantir que o usuário tenha tempo suficiente de salvar os trabalhos e desligar o computador ou outro aparelho de forma segura.

Há modelos de nobreak que trazem tela embutida com dados importantes, como a estimativa de autonomia (Imagem: Reprodução/SMS)

É possível que um dispositivo mais robusto possa garantir um longo período de uso, mas o altíssimo custo das baterias adicionais torna inviável a adoção de um projeot encorpado de nobreak em domicílios.

Baterias do nobreak exigem cuidados

Assim como outros aparelhos alimentados por bateria, os nobreaks também exigem cuidados. Empresas fabricantes desses dispositivos estimam que as baterias têm vida útil de três a cinco anos, dependendo do uso. Após esse período, a recomendação é realizar sua substituição, ou mesmo a aquisição de um novo nobreak, caso necessário.

Para garantir que essas baterias durem por mais tempo, é preciso evitar deixá-las descarregadas, o que reduziria sua vida ou mesmo causaria danos mais graves — quando houver uma descarga completa, recarregue-as o mais rápido possível. Lembre-se ainda que, mesmo quando não estão sendo usadas, as baterias descarregam. Acompanhe os níveis de carga para garantir que elas se mantenham em níveis saudáveis.

É interessante destacar que a própria vida útil atinge o tempo de uso máximo de um nobreak. Quanto mais antigo o acessório for, menor é a duração, fênomeno esperado e observado em todos os dispositivos que utilizam baterias. Assim sendo, tenha em mente que o número de autonomia calculado deve se tornar impreciso com o tempo.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Silvio | Primeiro trailer mostra mais de Rodrigo Faro como Silvio Santos
  • KaBuM! abre primeira loja física com produtos OpenBox
  • BYD vende mais que a Tesla, mas lucra muito menos
  • 7 sites gratuitos para ler quadrinhos brasileiros na internet
  • 100 mil brasileiros criaram perfil na Bluesky nos últimos dias
  • EUA trabalham em estrada que carrega carros elétricos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.