USP busca voluntários com TOC para novo estudo

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FM-USP) atualmente busca voluntários com TOC (transtorno obsessivo compulsivo) para participar de um estudo concentrado em avaliar os impactos de determinados tratamentos.

  • Dispositivo cerebral pode manter TOC e epilepsia sob controle
  • Cientistas rastreiam sinais cerebrais associados ao TOC pela primeira vez

O estudo pretende fornecer medicamentos ou psicoterapia para esses voluntários, enquanto acompanha as reações.

As descobertas vão integrar o projeto “Investigação do transtorno obsessivo-compulsivo baseada em neurocircuitos: contribuição para o estudo dos mecanismos da doença e para o desenvolvimento de novos tratamentos”, financiado pela Fapesp.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Segundo o comunicado da Fapesp, a ideia desse projeto é investigar o envolvimento de neurocircuitos específicos no TOC. Para chegar a esses neurocircuitos, os cientistas analisaram as evidências presentes em estudos anteriores, de neuroimagem e neuropsicologia.

Quem pode participar do estudo?

O único requisito que consta no anúncio é que os participantes precisam ter transtorno obsessivo compulsivo.

Os interessados podem entrar em contato com os responsáveis pelo estudo através de dois métodos: WhatsApp: (11) 2661-6972 ou e-mail: [email protected].

A equipe também anuncia que os participantes podem escolher entre dois tratamentos para o transtorno: medicamentos (12 semanas + seguimento trimestral por um ano) ou terapia comportamental intensiva (duas semanas, todos os dias + seguimento trimestral por um ano).

USP vai testar medicamentos e terapias com os pacientes com TOC, em novo estudo (Imagem: Vladans/Envato)

Além disso, os voluntários também participam de entrevistas clínicas e ressonância magnética do cérebro antes e depois do tratamento.

A cada novo estudo, a ciência tem descoberto mais sobre a relação do transtorno no cérebro. Já foi descoberto, por exemplo, que estímulos cerebrais podem aliviar sintomas do TOC.

Transtorno obsessivo compulsivo

De acordo com a International OCD Foundation, o transtorno obsessivo compulsivo é definido por um ciclo de impulsos indesejados e intrusivos que trazem à tona sentimentos intensamente angustiantes.

As compulsões são comportamentos que um indivíduo adota para tentar se livrar das obsessões e diminuir o sofrimento.

A organização relembra que a maioria das pessoas tem pensamentos obsessivos ou comportamentos compulsivos em algum momento da vida, mas isso não significa ter TOC.

Para que o diagnóstico seja feito, esse ciclo deve ser extremo e consumir muito tempo (mais de uma hora todos os dias, por exemplo), causar sofrimento intenso ou atrapalhe atividades importantes.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Silvio | Primeiro trailer mostra mais de Rodrigo Faro como Silvio Santos
  • KaBuM! abre primeira loja física com produtos OpenBox
  • BYD vende mais que a Tesla, mas lucra muito menos
  • 7 sites gratuitos para ler quadrinhos brasileiros na internet
  • 100 mil brasileiros criaram perfil na Bluesky nos últimos dias
  • Motorola Edge 50 Ultra tem mais especificações e nova cor vazados
Adicionar aos favoritos o Link permanente.