Taikonautas da Shenzhou 20 da China chegam à estação espacial Tiangong

A missão espacial chinesa Shenzhou 20 ingressou com sucesso na estação espacial Tiangong na noite desta quinta-feira (24). A tripulação composta por três taikonautas chegou no local às 23h49, horário de Pequim (12h49, horário de Brasília. 

  • China lança missão Shenzhou 20 ao espaço com tripulação de três taikonautas
  • Chang’e-8 | China apresenta missão e confirma planos de usina nuclear na Lua

Chen Dong, que está na sua terceira viagem ao espaço, e os novatos Chen Zhongrui e Wang Jie, que estreiam em missões espaciais pelo país, são os cientistas espaciais que devem ficar em Tiangong pelos próximos seis meses.

Os taikonautas da Shenzhou 20 decolaram do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, e atracaram no módulo Tianhe da estação espacial após cerca de 6,5 horas de viagem. Dong, Zhongrui e Jie foram recebidos pela tripulação que faz parte da Shenzhou 19. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

 

Boas-vindas espaciais

Cai Xuzhe, comandante da missão Shenzhou 19, foi quem tomou a palavra para dar boas-vindas aos taikonautas recém chegados em Tiangong. Ele ressaltou que já havia trabalhado com Chen Dong na Shenzhou 14, e que ficou muito feliz em estar com ele novamente no espaço. 

“Parabéns a Chen Dong por seu retorno à estação espacial chinesa e a [Chen] Zhongrui e Wang Jie por realizarem seu sonho espacial. Vamos construir nossa casa espacial juntos nos próximos dias”, disse Xuzhe, de acordo com vídeo divulgado pela Televisão Central da China (CCTV).

“Sinto um calor no coração ao retornar à nossa casa espacial. É como se eu estivesse de volta ao cenário familiar onde realizei a missão Shenzhou-14 com Cai Xuzhe”, respondeu Dong. Os cientistas espaciais das duas missões devem conviver por cerca de cinco dias, até que a transferência das funções seja finalizada e a tripulação da Shenzhou 19 retorne para a Terra.

Na sequência, os taikonautas que já estavam na estação espacial disseram que tinham preparado guiozas para receber os novos companheiros e deixá-los o mais confortáveis possíveis após a viagem de mais de seis horas de duração.

 

Retorno da Shenzhou 19

Apesar das imagens divulgadas pela CCTV mostrarem que Tiangong tem espaço suficiente para abrigar todos os seis taikonautas, a previsão é de que Cai Xuzhe, Song Lingdong e Wang Haoze voltem à Terra já no dia 29 de abril. 

Os cientistas espaciais vão pousar na Região Autônoma da Mongólia Interior, localizada no norte da China. Contudo, desde já estão sendo realizadas simulações da operação de recebimento do trio de viajantes. Cerca de 100 veículos, incluindo 5 helicópteros, vão participar do resgate dos taikonautas, que deve durar 50 minutos no total.

Leia também: 

  • China quer criar usina de energia solar de alta eficiência no espaço
  • China quer imprimir tijolos em 3D com terra lunar para construir futura base
  • China revela planos ambiciosos para liderar corrida espacial até 2050

VÍDEO | PROJETO TENGYUN

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.