O adeus ao papa Francisco vai continuar neste sábado (26/4). E o Metrópoles trasmitirá ao vivo toda a despedida do pontíficie em uma live no canal do YouTube do portal que começa às 5h, horário de Brasília.
Acompanhe:
A live vai ter apresentação da repórter Natália André e contará com a presença de especialistas, entrevistas especiais e toda a movimentação no Vaticano que antecede o funeral de Francisco.
O sábado vai começar com a Missa das Exéquias, que celebra o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao papa. A missa será realizada no átrio da Basílica de São Pedro, sob a presidência do cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Depois da celebração eucarística, serão realizados os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, que são despedidas solenes com o intuito de marcar o encerramento das exéquias. Na sequência, o caixão do papa Francisco será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro. Depois disso, a urna segue para a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será realizado o sepultamento.
De acordo com o Vaticano, um grupo de pobres vão estar presentes nos degraus que levam ao local onde o pontífice será sepultado, como forma de prestar a última homenagem.
Veja o cronograma pós-morte do conclave:
1- Ritos iniciais
O cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrell inicia os ritos após a confirmação da morte do papa, retirando o “Anel do Pescador” da mão do pontifíce e destruindo-o com um martelo, o que simboliza o fim do papado. Em seguida o cardeal ficará responsável por lacrar a residência e o escritório do pontífice no Vaticano até que um novo papa seja eleito e tome posse.
2- Velório
Diferente da tradição, o corpo será levado para à Basílica de São Pedro em um caixão simples estrutura única de madeira revestida com zinco no solo da Basílica, onde será velado e exposto para que o público possa prestar homenagens.
Ele será, diferente dos outros papas, enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, igreja onde ele costumava fazer suas orações quando era bispo. Foi de pedido do papa que eliminada a deposição e o fechamento do caixão, o túmulo permanecerá em local acessível para os fiéis.
3- Congregações Gerais
Os cardeais passam a se reunir com o objetivo de administrar assuntos comuns e indiáveis da Igreja, exceto alterações que envolvam leis determinadas pelos papa. As reuniões também decidem a coordenação do funeral e o conclave.
4- O funeral
O Vaticano anunciou, nesta terça-feira (22/4), que o funeral do pontífice será no sábado (26/4), às 10h no horário de Roma (5h em Brasilia).
5- Novendiales: os dias de luto
Após o funeral, a Igreja entra nos “novendiales”, onde durante nove dias consecutivos são feitas missas e orações pela alma do papa. O esperado é que Francisco seja enterrado do 4º ao 6º dia após sua morte, no entanto as homenagens duram até o 9º dia.
6- Conclave
O conclave é uma votação secreta realizadas na Capela Sistina para a eleição do próximo papa. A sinalização da chegada no novo pontífice é feita com a fumaça branca originada das cédulas, que são queimadas após a votação.
Com ínicio do conclave previsto daqui 15 a 20 dias, até o 13º após a votação o nome do sucessor de Francisco deverá ser anunciado.
7- Posse do sucessor do papa Francisco
A missa para celebrar a posse do novo papa ocorre alguns dias após ele ter sido eleito pelo conclave e anunciado para os fiéis. Normalmente ela acontece 5 dias após o anúncio na Basílica de São Pedro, embora seja da escolha do novo papa quando e onde a missa é realizada.