A Torre de Belém, um dos pontos turísticos mais famosos de Portugal, foi fechada temporariamente para passar por obras de conservação e restauração. A reforma faz parte do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e deve durar cerca de um ano. Mesmo assim, existe a chance de que a torre reabra em alguns momentos ao longo desse período, dependendo do andamento das obras e da segurança no local.
Segundo a empresa responsável pelo monumento, a Museus e Monumentos de Portugal (MMP), a cada nova etapa do trabalho será avaliada a possibilidade de receber visitantes novamente. O mais importante, segundo eles, é garantir a segurança de todos.
A reforma foi contratada por mais de 1 milhão de euros e será feita ao longo de 12 meses. A Torre de Belém, construída entre 1514 e 1520, é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1983 e um símbolo de arquitetura esculpida em pedra.
Em 2023, mais de 377 mil pessoas visitaram a torre, mostrando a força do turismo por lá. O presidente da MMP já tinha demonstrado preocupação com o fato de vários espaços culturais estarem fechados em Lisboa ao longo de 2025, justo em um momento em que o país aposta no turismo de patrimônio histórico.
Continue a leitura no site Melhores Destinos, parceiro do Metrópoles.