O FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, uma juíza do condado de Milwaukee, na sexta-feira (25/4). A alegação foi que ele obstruiu a atuação de autoridades federais que buscavam deter imigrantes sem documentação adequada. As informações são da NSBC News.
Conforme as apurações da rede de TV americana, a juíza acompanhou o imigrante e o advogado dele por meio de um caminho restrito.
A prisão da juíza significa mais um passo no sentido do cumprimento da retórica do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que desde a posse iniciou uma cruzada contra os imigrantes com documentação ilegal no país.
A procuradora-geral Pam Bondi concedeu uma entrevista à rede de TV Fox News na qual questionou o comportamento de parte do Judiciário dos EUA. “O que está acontecendo com nosso judiciário está além da minha compreensão.”
O imigrante que foi recolhido pelo serviço de imigração dos EUA e estava sendo protegido pela juíza foi identificado como Flores-Ruiz. Ele teria se envolvido em um caso de violência doméstica no dia 18 de abril.
O chefe da corte onde a juíza foi presa divulgou uma declaração na qual comentou o assunto. “O código de conduta judicial proíbe juízes de comentarem sobre questões pendentes ou iminentes em qualquer tribunal. A agenda do Juiz Dugan será coberta por outro juiz, conforme necessário”, disse Carl Ashely.