Novos celulares Xiaomi não vão mais tirar “fotos estouradas” com nova tecnologia

A Xiaomi deve apresentar novas tecnologias de câmeras em seus celulares futuros, incluindo um recurso que evita a superexposição em fotos e vídeos. De acordo com o perfil Digital Chat Station, um novo celular misterioso da marca virá com o sensor OmniVision OV50Q, que tem o chamado LOIFC (Capacitor de Integração de Transbordo Lateral, da sigla em inglês).

  • Como tirar foto da Lua com o celular?
  • Qual é o melhor celular para fotos?

Embora não seja muito conhecida no momento, a tecnologia promete trazer melhorias perceptíveis para fotos tiradas em ambientes claros, ao evitar que a imagem “estoure”. 

  • 📱 Compre os ceulares que tiram as melhores fotos com o WhatsApp do CT Ofertas 

Para isso, o componente usa capacitores de alta densidade em cada fotodiodo (o componente que transforma a luz em informação elétrica) para capturar elétrons excedentes.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Xiaomi 15 Ultra
Xiaomi prepara salto na qualidade das câmeras de seus celulares avançados (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Como comparação, sensores convencionais saturam os fotodiodos em áreas muito iluminadas, o que causa perda de detalhes. Com o LOFIC, esses elétrons são redirecionados para capacitores vizinhos.   

Com isso, o celular se torna capaz de preservar informações em áreas claras ou escuras, por meio de uma ampla faixa dinâmica em cenas de alto contraste. 

Além da Xiaomi, a Honor também estaria trabalhando em dispositivos top de linha com essa novidade.   

Novo sensor tem 50 MP e maior economia de energia

Além de trazer o LOIFC, o sensor OmniVision OV50Q tem especificações que incluem a resolução de 50 MP, e grandes dimensões de 1/1.3″,o que ajuda a capturar mais luz. 

Ele ainda deve oferecer uma transição suave entre quadros e síntese de frames para melhorar a qualidade de imagem. O foco também estaria mais rápido e preciso, além do alto aproveitamento do HDR e redução do consumo de energia durante a operação.   

O sensor OV50Q deve ser utilizado em modelos topos de linha, com o processador Snapdragon 8 Elite 2. No entanto, foi dito que ele pode se tornar padrão em várias séries da Xiaomi na sequência.

Leia mais no Canaltech:

  • Ar-condicionado vertical da Xiaomi gela casa em 40 segundos e economiza energia
  • Galaxy Z Fold 7 será dobrável mais fino do mundo, segundo site
  • iPhone comemorativo de 20 anos terá preço alto; entenda

Conheça a Jovi, nova marca chinesa de celulares que chega ao Brasil:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.