Após a morte do papa Francisco, todos os olhares se voltam para o Vaticano, onde o Colégio de Cardeais se prepara para o conclave. A eleição do novo pontífice, que acontecerá na Capela Sistina, começa no dia 7 de maio, conforme anunciado pelo Vaticano nesta segunda-feira (28/4). O conclave é sempre um evento cercado de grande expectativa, uma vez que definirá quem assumirá o trono de Pedro.
Especialistas apontam que, apesar das especulações sobre os possíveis sucessores, o conclave é imprevisível. Um exemplo claro disso é Jorge Bergoglio, que antes de ser eleito papa Francisco em 2013, estava apenas na 28ª posição nas listas de apostas.
Com 135 cardeais elegíveis para participar, o conclave ocorre a portas fechadas e não tem previsão de duração, embora os dois últimos conclaves, realizados em 2005 e 2013, tenham durado apenas dois dias. Tradicionalmente, o conclave começa entre 15 e 20 dias após a morte do papa anterior.
Entre os nomes mais cotados para a sucessão de Francisco, destacam-se figuras de diferentes correntes dentro da Igreja Católica, com especulações sobre um possível perfil mais conservador ou progressista para o próximo pontífice. O resultado, no entanto, continua incerto, com especialistas sugerindo que qualquer um dos 20 nomes fortes mencionados poderá surgir como o favorito ao longo das discussões entre os cardeais.
Veja a lista dos cotados para o cargo



















