Uma das participações do aguardado Metrópoles Fashion & Design 2025, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, é a do brechó Só Usei Uma Vez, destaque em Brasília por ir além do tradicional conceito de peças usadas. Nascido do reconhecimento de Bia Teixeira do valor de roupas pouco usadas, o espaço físico na 309 Norte rapidamente se tornou um ponto de referência para quem busca peças de qualidade a preços mais acessíveis.
Vem conhecer!

Não é novidade o crescimento vivido pelo second hand na moda brasileira. Diante de tanta concorrência, alguns exemplos se destacam por oferecerem serviços únicos e exclusivos, caso do Só Usei Uma Vez. Originalmente um projeto on-line, a demanda do negócio de Bia Teixeira levou à criação do espaço físico, na 309 Norte.
Um dos grandes diferenciais do Só Usei Uma Vez é a “curadoria selecionada”. As peças aceitas são, grande parte das vezes, nunca usadas ou usadas apenas uma vez, e frequentemente ainda possuem a etiqueta. As próprias fornecedoras (quem leva as peças para vender) já selecionam as melhores roupas para levar. Essa curadoria facilita o trabalho de Bia, que afirma receber itens de qualidade de quem já conhece o alto padrão da loja.



A política de precificação também se destaca: as fornecedoras definem o valor de suas peças. Bia explica que, embora às vezes precise dar um palpite, na maioria das vezes as donas das peças subestimam seus valores. O brechó fica com uma comissão de 40%, deixando a maior parte com a fornecedora, uma relação mais justa que a que domina o mercado.
Esse modelo tem funcionado e permitido que a loja trabalhe com marcas conceituadas (como NV, Lago Beachwear, Animale, Cris Barros, entre outras), que são encontradas no Só Usei Uma Vez com um ticket médio mais acessível.
Durante o Metrópoles Fashion & Design Festival, o Só Usei Uma Vez participará do evento com um stand de vendas na área interna do Museu Nacional da República, ao lado de outros brechós, criadores e multimarcas.



Moda circular além do brechó
Sob o comando de Bia Teixeira, o Só Usei Uma Vez está se tornando também um destino para ponta de estoque de algumas marcas. Esta iniciativa quebra o consenso de que brechó é apenas peça usada. A ponta de estoque oferece peças novas que já foram produzidas e estão paradas em estoque nas lojas multimarcas.
O brechó já conta com três marcas de Brasília neste formato e uma quarta está em processo de adesão. Lojas multimarcas com estoque parado de marcas renomadas na capital, que enviam peças novas para o brechó. A importância da ponta de estoque, segundo Bia, reside em dar um destino para peças que já foram produzidas, aproveitando o material e ajudando todos os lados: as lojistas, que conseguem minimizar perdas, e os compradores, que encontram peças novas a preços atraentes.
“As peças estão paradas, a venda delas ajuda todos os lados. As lojistas, que conseguem minimizar perdas, e os compradores, que encontram itens novos a preços atraentes. Para a loja é fantástico, assim vendemos peças sem uso, na etiqueta”, diz Bia.
Confira mais detalhes do catálogo, à venda no Metrópoles Fashion & Design entre os dias 21 e 23 de maio, no Museu Nacional da República:
Além das peças second hand e da ponta de estoque, o Só Usei Uma Vez complementa sua oferta com a venda de acessórios novos de marcas parceiras de Brasília, como óculos, bijuterias e velas. Hoje, Bia Teixeira considera o Só Usei Uma vez como “ainda relativamente escondido”, já que mantém um foco nichado.
A participação no Metrópoles Fashion & Design, em maio, é vista pela empresária com grande animação, sendo a primeira oportunidade de apresentar a loja para um maior público local. O espaço na Asa Norte, embora intimista, já começou a ficar pequeno devido à alta procura de fornecedores e compradores.



Metrópoles Fashion & Design Festival 2025
Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre os dias 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.
Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.
Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.
Entre os brechós confirmados estão: To Face, Pretty New, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.
Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.
Oficinas também compõem a programação com atividades criativas oferecidas: grafite, upcycling, costura e bordado.