São Paulo – Cris Monteiro, vereadora do Partido Novo, protagonizou um momento tenso na Câmara Municipal de São Paulo nesta terça-feira (29), ao afirmar que “uma mulher branca, bonita e rica incomoda”. A declaração ocorreu durante a discussão sobre o reajuste salarial dos servidores municipais, proposta pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).
A fala gerou protestos imediatos de sindicalistas presentes na galeria e de vereadores da oposição, como Luana Alves (PSOL), que é negra. Manifestantes passaram a gritar “racista” em direção à vereadora, e a sessão foi suspensa pelo presidente da Câmara, Ricardo Teixeira (União Brasil).
Discussão acalorada durante votação
Durante seu discurso em defesa do reajuste proposto pela prefeitura, Cris Monteiro entrou em confronto verbal com sindicalistas e parlamentares da oposição. Ao ser interrompida, ela respondeu:
“Luana, eu estou falando. Quando você falou, não abri a boca. Eu escutei todos vocês calados. Agora, quando vem uma mulher branca aqui falar a verdade para vocês, vocês ficam todos nervosos. Porque uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito vocês. Mas estou aqui representando uma parte importante da população, que me elegeu. Eu faço o que é certo. não vou defender essas pessoas que deixam crianças na sala de aula, fazendo greve.”
Reações e pedido de desculpas
Após a retomada da sessão, Cris Monteiro voltou ao microfone para se desculpar:
“Lamento profundamente se alguém se sentiu ofendido com a minha fala. Espero que com essas palavras nesse momento, as pessoas que se sentiram ofendidas, não foi minha intenção absolutamente ofender ninguém.”
O post “Mulher branca, bonita e rica incomoda”, diz vereadora bolsonarista do Partido Novo apareceu primeiro em Diário Carioca.