O 9º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, sediado no Gama, resolveu inovar na comunicação e mandou um recado bem-humorado — mas direto — aos jovens que andam “colecionando” cones de trânsito pelas ruas da capital. O furto de equipamentos de sinalização, apesar de muitas vezes tratado como brincadeira nas redes sociais, é crime e pode resultar em detenção.
No vídeo postado nas redes da PMDF, um narrador com tom irreverente apresenta a chamada “Coleção Verão PMDF”, com destaque para a nova tendência fashion: a pulseira prateada que acompanha os influencers que adoram postar stories exibindo cones furtados como troféus.
“Para quem adora pegar emprestado cones de trânsito e postar no Instagram como troféu, agora a moda é sair da delegacia com um brinquinho chique no pulso”, ironiza a narração, referindo-se às algemas usadas em flagrantes. A peça, segundo a sátira, “combina com qualquer look, desde os trajes hype até a calça rasgada da Chanel”.
View this post on Instagram
A campanha também faz piada com os tradicionais “brindes” de quem cai nas mãos da polícia, a gravação menciona “um stories na viatura” e até um “tutorial de como sorrir na foto de registro policial”. O recado, claro, é voltado para os jovens que não apenas furtam cones, mas fazem disso conteúdo para redes sociais.
Em um trecho direto, a narração avisa: “Para a cidadã que furtou o cone e ainda fez uma live toda sorridente, aguarde o delivery da PMDF, que chega mais rápido que iFood”.
Apesar do tom leve, a mensagem é alertar que retirar cones de sinalização das vias públicas configura crime de furto. Além disso, compromete a segurança no trânsito e atrapalha operações de controle viário. A brincadeira nas redes pode render mais que curtidas — pode acabar com um boletim de ocorrência e passagem pela delegacia.
O conteúdo, que já circula amplamente nas redes sociais, faz parte de uma estratégia da Polícia Militar para se aproximar da população jovem e mostrar que, mesmo em tom descontraído, a lei segue valendo — e sendo aplicada.