A quarta-feira (30/4) deve ser de tempo instável com queda de temperatura e até mesmo geadas em algumas regiões do país. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo chuvoso deve persistir em grande parte da Região Centro-Oeste. Rio e São Paulo também permanecem com o clima ameno.
No Norte, a instabilidade será ainda mais acentuada, com previsão de tempestades no Acre e no Amazonas. Já no sul da Bahia, a chuva também deve ganhar força.
Dois alertas na escala laranja, de “perigo”, indicam chuvas entre 50 e 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h no Acre, no Amazonas e no sul da Bahia. Um terceiro aviso, também na escala laranja, prevê acumulados de 30 a 60 mm por hora — ou de 50 a 100 mm por dia — também para o sul baiano, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
Outros dois alertas amarelos, de “perigo potencial”, indicam chuvas entre 20 e 30 mm por hora, ou até 50 mm por dia, além de ventos de 40 a 60 km/h. Essas condições devem atingir áreas do Centro-Oeste e do Norte, além de estados como Minas Gerais, Espírito Santo e o litoral do Maranhão.
A Bahia volta a chamar atenção com um alerta que abrange a capital Salvador e a cidade de Feira de Santana.
Dois avisos de geada, também classificados como “perigo potencial”, foram emitidos para as regiões serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e uma parte do centro-sul do Paraná.
Válidos entre 3h e 7h, esses alertas preveem mínimas de até 3 °C em cidades como Caxias do Sul (RS) e Bom Jardim da Serra (SC). Segundo o Inmet, há risco leve de perdas em plantações nas áreas afetadas.
No Sudeste, as temperaturas devem seguir a tendência do início da semana. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, os termômetros devem ficar em torno dos 16 °C e 17 °C, respectivamente. Apesar da presença de nuvens ao longo do dia, a previsão é apenas de chuva isolada nos dois estados.
Para as áreas afetadas pela chuva, a recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).