Temos um novo recorde no ar (ou no espaço): 6 foguetes foram lançados em menos de 24 horas, entre segunda-feira (28) e terça-feira (29). As decolagens aconteceram em diferentes locais dos Estados Unidos, na China e também na Guiana Francesa, e superaram a marca anterior de 4 lançamentos em um único dia. Apesar do feito, uma das aeronaves caiu.
- Amazon lança 27 satélites, pontapé inicial na construção da constelação Kuiper
- SpaceX lança 250ª missão de satélites Starlink e pousa foguete no mar; vídeo
A única falha registrada aconteceu com o foguete Alpha da empresa Firefly Aerospace, que partiu da base da Força Aeroespacial de Vandenberg, na Califórnia, na última terça-feira e depois caiu no Oceano Pacífico.
Lançamento de satélites
A primeira decolagem das 18 horas de eventos aconteceu na China, às 15h10 (horário de Brasília) de segunda-feira. O foguete Long March 5B saiu do Centro de Lançamento de Satélites de Wenchang e enviou um lote de satélites para a constelação de banda larga Guowang, que opera na órbita baixa da Terra (LEO, sigla em inglês).
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Às 15h47 do mesmo dia, uma aeronave Falcon 9 da SpaceX decolou da base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, levando para a LEO 27 satélites de internet Starlink. Já por volta das 20h, a Amazon lançou o foguete Atlas V, que faz parte do Projeto Kuiper e levou os primeiros 27 satélites da nova missão da empresa fundada por Jeff Bezos.
Uma outra nave Falcon 9 foi a responsável por finalizar os voos na segunda-feira. O lançamento da SpaceX aconteceu às 23h09, e marcou a 250ª missão da empresa de Elon Musk carregando satélites Starlink. Foram levados 23 aparelhos à LEO.
Da Guiana Francesa aos EUA
Os últimos dois foguetes responsáveis pelo novo recorde foram lançados na terça-feira. O Vega-C, da empresa Arianespace, decolou de Kourou, na Guiana Francesa, às 06h15 (horário de Brasília) e levou à órbita baixa da Terra um satélite de monitoramento florestal de biomassa da Agência Espacial Europeia (ESA).
LIFTOFF of our Biomass mission on a Vega-C rocket from Europe’s Spaceport in French Guiana! pic.twitter.com/ufvuCf10qc
— European Space Agency (@esa) April 29, 2025
O sexto e último lançamento foi o único que apresentou uma falha. O foguete Alpha, da Firefly Aerospace, saiu da Base da Força Aeroespacial de Vandenberg, na Califórnia, às 10h37. Contudo, um problema no segundo módulo da aeronave causou a sua queda, e o satélite LM 400, da empresa Lockheed Martin, caiu junto com o veículo espacial no Oceano Pacífico.
O tempo entre o primeiro lançamento e a última decolagem de um foguete foi de 17,5 horas. A busca de cada vez mais empresas por lançar na órbita baixa da Terra os seus satélites, para diferentes funções, pode apontar para um horizonte onde o novo recorde seja batido em breve.
Veja também:
- China usa estilingues gravitacionais e salva satélites presos em órbita errada
- Já parou para pensar em quantos satélites já caíram na Terra?
- Lançamento de foguete da Firefly Aerospace falha e cai no mar em ‘área limpa’
VÍDEO: Como funcionam os satélites? [CT Entrevista]
Leia a matéria no Canaltech.