Quando o assunto é meme, o internauta brasileiro não impõe limites à criatividade e vai além na hora de brincar com os contextos. Uma suposta mudança na cor da segunda camisa da Seleção Brasileira de futebol para a Copa do Mundo de 2026 não passaria ilesa. Apesar da informação ter sido negada, oficialmente, nessa terça-feira (29/4), pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a notícia movimentou a internet esta semana.
Vem entender!

Desde as eleições de 2018, o tradicional uniforme verde e amarelo da Seleção tem sido uma representação do nacionalismo no espectro político da direita brasileira. Por outro lado, a esquerda não tinha, na moda, um símbolo que representasse o Brasil ligado à cor vermelha.
Até que, na última segunda-feira (28/4), o portal Footy Headlines vazou a informação da mudança da cor azul para a vermelha no segundo uniforme do time brasileiro. Com o patrocínio da Jordan Brand, do ex-jogador de basquete Michael Jordan, o suposto modelo inédito não teve imagens compartilhadas, mas já abriu caminho para uma onda de memes, tanto da camiseta quanto do seu contexto.

Isso porque a próxima Copa do Mundo, marcada para 2026, coincide com o ano das eleições presidenciais no Brasil, o que teria intensificado o debate em torno da tal camisa vermelha. A polêmica foi tão grande que o deputado federal Zé Trovão apresentou um projeto de lei que busca limitar instituições públicas ou privadas a usarem somente as cores da bandeira (verde, amarelo, branco e azul) para representar o Brasil.
Enquanto isso, apoiadores da esquerda estavam se mostrando ansiosos pela possibilidade de ter uma camisa da Seleção Brasileira associada, pela cor, ao pensamento político. Como justificativa, muitos internautas encontraram na cor interna da árvore Pau Brasil, naturalmente avermelhada, a razão para a mudança.

Nas redes sociais, passaram a circular imagens geradas por inteligência artificial associando, por exemplo, jogadores como o Neymar Jr. a personalidades como Karl Marx e Josef Stalin, além de um vídeo de computação gráfica do “Lula Prime” jogando pela Seleção.
CBF nega mudança
Com toda a repercussão, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu uma nota negando que um uniforme vermelho estaria em produção. “A entidade reafirma o compromisso com seu estatuto (os padrões nas cores amarelo tradicional e azul serão mantidos) e informa que a nova coleção de uniformes para o Mundial ainda será definida em conjunto com a Nike”, informa a nota compartilhada pela entidade esportiva.
Confira mais memes da suposta camisa vermelha do Brasil: