Novos dados agregados pela agência Canalys mostraram que a Apple teve um crescimento expressivo no primeiro trimestre deste ano, e se consolidou na segunda posição entre as empresas que mais vendem celulares. A liderança permanece com a Samsung, que manteve uma operação praticamente estável em comparação com o mesmo período de 2024.
- Melhores Celulares até 3.000 reais
- 6 celulares para você comprar de olhos fechados em 2025
O levantamento aponta que a marca coreana enviou 60,5 milhões de unidades nos três primeiros meses de 2025, um crescimento de 1% em relação ao ano anterior.
- 📱 Os melhores celulares das maiores marcas estão no WhatsApp do CT Ofertas
De acordo com analistas da Canalys, a estabilidade da Samsung foi impulsionada pelo lançamento de novos modelos flagship da linha Galaxy S25, além dos intermediários Galaxy A.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Por sua vez, a Apple ocupou a segunda posição no ranking, com 55 milhões de unidades enviadas. Trata-se de um aumento de 13% em suas remessas ano a ano.
O crescimento da Maçã foi impulsionado pela expansão em mercados emergentes da Ásia, além dos Estados Unidos. Os resultados também foram afetados pelo recente adiantamento de estoques diante de possíveis mudanças nas políticas tarifárias estadunidenses.
De qualquer forma, o desempenho superou o da Xiaomi, cujo crescimento foi de 3%. A companhia está na terceira colocação, com 41,8 milhões de unidades entregues e 14% do mercado.
Foi apontado que o crescimento da marca chinesa foi sustentado por seu ecossistema diversificado, e o fortalecimento no mercado chinês.
Tarifas podem impactar vendas no futuro
Como um todo, o mercado global de smartphones registrou um ligeiro crescimento de 0,2% no primeiro trimestre de 2025. No total, foram enviadas 296,9 milhões de unidades.
Embora ainda seja uma alta, os números refletem uma desaceleração contínua, pelo terceiro trimestre consecutivo. O setor está enfrentando ajuste de estoques, e vê o fim de um ciclo de substituição de dispositivos.
“Mercados que tinham mostrado ritmo forte ao longo do ano passado, como a Índia, América Latina e Oriente Médio, estão tendo reduções notáveis em 2025, o que indica a saturação da demanda por produtos de massa”, explica o analista Toby Zhu.

Maior mercado do mundo, a China mostrou sinais de crescimento, estimulada por subsídios governamentais. Nos Estados Unidos, as vendas cresceram 12% em relação ao ano anterior, com grande contribuição da Apple para esse avanço.
Contudo, as tensões comerciais globais podem levar a exigências de produção local em mais países. Isso deve aumentar custos operacionais para as fabricantes.
Para os próximos trimestres, é esperada volatilidade no mercado. Mesmo assim, as marcas mantêm projeções positivas para o ano, com expectativa de recuperação no segundo trimestre e no segundo semestre.
Leia mais no Canaltech:
- 4 tablets da Samsung para comprar de olhos fechados em 2025
- Novo celular da Samsung pode permitir troca de lente da câmera por uma melhor
- Samsung fatura R$ 312 bilhões em 3 meses graças ao sucesso do Galaxy S25
- iPhone 17 terá salto de desempenho com mais RAM, diz informante
Saiba qual é o preço certo a se pagar no iPhone 16e:
Leia a matéria no Canaltech.