Às vésperas do show de Lady Gaga, quando o Rio de Janeiro se prepara para receber um público expressivo da comunidade LGBTI+, como aconteceu durante a passagem de Madonna em 2024, o Visit Rio, em parceria com a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, lançou a 5ª edição do Circuito Rio de Cores, no hotel Windsor Leme, com objetivo de engajar parceiros na iniciativa.
“O momento não poderia ser mais simbólico: enquanto a cidade vive a expectativa de um fim de semana marcado pela celebração da cultura pop e da diversidade, o Circuito Rio de Cores reforça o compromisso do Rio com um turismo mais inclusivo e plural”, disse Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio.
Criado em 2021, o Circuito Rio de Cores tem como proposta mobilizar estabelecimentos e instituições para oferecer descontos em serviços e experiências, promover programações exclusivas, realizar talk shows e iluminar pontos emblemáticos da cidade, entre outras ações voltadas à celebração da diversidade. Desde então, o projeto vem crescendo a cada edição. Em 2024, 61 estabelecimentos participaram da iniciativa. Para este ano, a meta é ampliar esse número em 20%.
“O Brasil está entre os países com a maior população LGBT do mundo, e o Rio de Janeiro se destaca internacionalmente com títulos, como o de segunda melhor praia LGBT, representada pela Praia de Ipanema. Esses números são relevantes, mas o nosso propósito vai além das estatísticas. Queremos humanizar esses dados e garantir que a cidade esteja cada vez mais preparada para acolher essa comunidade, fazendo com que todas as pessoas se sintam vistas, respeitadas e queridas por quem vive aqui. Trabalhamos com seriedade porque sabemos que, nesse segmento, o respeito é essencial. O Circuito Rio de Cores, fruto desse compromisso, ocupa um lugar muito especial na nossa história”, destacou Werner.
A edição de 2025 do programa também abre espaço para debater o impacto do cancelamento dos Programas de Diversidade e Inclusão (D&I) nas empresas, com reflexos diretos sobre empregos e negócios da comunidade LGBTI+. O assunto foi apresentado por Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, e debatido em um painel mediado por Reinaldo Bulgarelli, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Participaram também Omar Cáffaros, vice-presidente de Operações da Accor, e Ana Paula Lopes, gerente de Aviation Marketing do RIOgaleão.
“Vivemos um momento delicado, com o recuo de políticas de diversidade, equidade e inclusão alavancadas pelo governo dos Estados Unidos — o que tem refletido em grandes corporações americanas, europeias e também brasileiras. Por isso, é fundamental valorizar as empresas que seguem firmes nesse compromisso. No painel, apresentamos os impactos negativos desse movimento, mas também mostramos os caminhos que continuam sendo trilhados por quem entende a diversidade como um valor real. Mais do que nunca, o Brasil tem a oportunidade de assumir uma posição de liderança, se afirmando como um país que respeita e promove a diversidade, com o apoio do setor privado, do poder público, dos destinos turísticos e, principalmente, do povo brasileiro, que é, sem dúvida, o mais diverso do planeta.”, explicou Gomes.
Durante o encontro, também foi apresentado o projeto da pesquisa “Hábitos e Consumo da População e do Turista LGBT no Brasil”, encomendada pela Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil. A execução ficará a cargo do IEMI – Inteligência de Mercado, sob coordenação de Marcelo Prado, sócio-diretor do instituto. Com lançamento previsto para setembro de 2025, a pesquisa terá abrangência nacional e tem como objetivo mapear o comportamento de consumo da comunidade LGBT+ brasileira, oferecendo dados concretos para orientar o mercado na criação de produtos, serviços e estratégias mais alinhadas a esse público.
Outro destaque foi o lançamento do azulejo oficial da edição 2025 do Circuito, que será entregue aos estabelecimentos participantes. A peça foi criada pelo artista Gui Mauad (@mauadgui).
O post Visit Rio e Câmara LGBT+ lançam 5ª edição do Circuito Rio de Cores apareceu primeiro em Diário Carioca.