Em fala sobre o 1º de maio, Lula cita mudanças na jornada de trabalho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou, nesta quarta-feira (30/4), ações do governo para geração de empregos e pontuou a necessidade de mudança na jornada de trabalho. O petista fez um pronunciamento na cadeia obrigatória de rádio e televisão para celebrar o Dia do Trabalhador, comemorado nesta quinta-feira (1º/5).

“Em apenas dois anos e quatro meses de governo, já geramos 3 milhões e 800 mil postos de trabalho com carteira assinada. Saímos do maior para o menor desemprego da história. E atingimos o recorde histórico de pessoas empregadas”, destacou o petista, numa fala em tom de discurso político.

Uma das principais demandas da classe trabalhadora é a questão ligada à jornada de trabalho. Com isso, o presidente enfatizou a necessidade de adoção de mudanças na carga horária dos trabalhadores.

“Nós vamos aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho vigente no país, em que o trabalhador e a trabalhadora passam seis dias no serviço e têm apenas um dia de descanso. A chamada jornada 6 por 1.Está na hora do Brasil dar esse passo, ouvindo todos os setores da sociedade, para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, acrescentou o petista.

No Senado Federal há a proposta de emenda à Constituição (PEC) do senador Paulo Paim (PT-RS), PEC 148/2015, que propõe a jornada de 36 horas semanais sem redução salarial. Atualmente, a proposta tem sido alvo de audiências públicas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Já na Câmara, a PEC da deputada Erika Hilton (PSol-SP) que reduz a escala de trabalho 6×1.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.