Você pode já ter visto cenas de um foguete da SpaceX pousando no mar. Ou melhor, numa enorme plataforma flutuante no oceano. Trata-se de um projeto ousado construído sobre uma embarcação autônoma e cheia de equipamentos. Ao todo, são três unidades parecidas, com diferenças na estrutura de montagem e nos locais de instalação; conheça o trio de balsas-drone.
Os equipamentos da SpaceX são identificados como um ASDS (Autonomous Spaceport Drone Ship) e construídos sobre três diferentes modelos de barcaças modificadas da Marmac. São eles:
-
A Shortfall of Gravitas (ASOG)
Cabo Canaveral, Flórida, Oceano Atlântico (Marmac 302); entrou em operação em julho de 2021. -
Just Read the Instructions (JRTI)
Originalmente operando no Oceano Pacífico (2015–2019); transferida em agosto de 2019 para Cabo Canaveral, Flórida, no Oceano Atlântico (Marmac 303). -
Of Course I Still Love You (OCISLY)
Originalmente em Cabo Canaveral, Flórida, Oceano Atlântico (2015–2021); transferida em junho de 2021 para Long Beach, Califórnia, no Oceano Pacífico (Marmac 304).
Duas das balsas levam nomes de naves espaciais da série “Culture”, do autor escocês Iain M. Banks (Just Read the Instructions e Of Course I Still Love You). O terceiro nome, A Shortfall of Gravitas, foi criado pelo chefe da SpaceX, inspirado no estilo dos nomes da série. Elon Musk, CEO da empresa, é fã declarado de ficção científica e quis prestar essa homenagem literária.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Balsas-drone são usadas em missões da empresa espacial em que não se pode transportar combustível suficiente para permitir um pouso de retorno no mesmo local de lançamento.
Of Course I Still Love You
A construção da OCISLY teve início em 2015 próximo da irmã JRTI, entrando em serviço na Flórida em junho do mesmo ano. As modificações na Marmac 304 incluíram um convés expandido para aumentar a área de pouso, a instalação de quatro motores de propulsão em cada um dos quatro cantos para que a balsa possa manter sua posição no mar de forma autônoma e blindagem contra explosões protegendo os equipamentos de apoio na proa e na popa.
O sistema é capaz de manter a posição com uma precisão de três metros, mesmo em condições de tempestade – de forma autônoma ou sob controle remoto. Entre os equipamentos, há câmeras conectadas, responsáveis por transmitir as imagens ao perfil da SpaceX, no X e no YouTube.
Veja imagens de um pouso do Falcon 9 na OCISLY:
Falcon 9’s first stage has landed on the Of Course I Still Love You droneship pic.twitter.com/DUJZ6Nhjo1
— SpaceX (@SpaceX) October 24, 2024
O OCISLY e o rebocador normalmente deixam o porto até cinco dias antes da data de lançamento do foguete, acompanhados de outras embarcações de apoio. Durante o pouso, todos os navios recuam para uma distância segura. A balsa não possui tripulação própria permanente.
Em junho de 2021, a SpaceX transferiu a balsa do Cabo Canaveral, na Flórida, para o Porto de Long Beach, na Califórnia. Para isso, o OCISLY foi transportado pelo navio de carga pesada Mighty Servant 1 (MS1), atravessando o Canal do Panamá, dando um espetáculo de logística.
Due to its dimensions, the autonomous spaceport drone ship OCISLY transited through the Neopanamax locks aboard a semi-submersible transport vessel. pic.twitter.com/zl8nloObEO
— The Panama Canal (@thepanamacanal) June 25, 2021
Just Read the Instructions
A JRTI é a segunda embarcação da SpaceX a usar esse nome (outra, anterior, já operou sob o mesmo apelido). Funcionou inicialmente na Califórnia, de 2015 a 2019, apoiando missões no Oceano Pacífico. Também é muito parecida com a OCISLY em estrutura e equipamentos.
Em 2019, a JRTI navegou pelo Canal do Panamá para ser transferida ao Cabo Canaveral, na Flórida. Como esse navio-drone era largo demais para passar pelo canal completo, extensões laterais — projetadas para fornecer uma plataforma de pouso maior — tiveram que ser removidas e depois reinstaladas na chegada. Nessa mudança, a embarcação também recebeu atualizações importantes, com toneladas de novos equipamentos que a deixaram quase toda renovada.
Veja imagens de um pouso do Falcon 9 na JRTI:
Falcon 9 lands on the Just Read the Instructions droneship, completing the first 25th launch and landing of an orbital class rocket pic.twitter.com/5cRyKI3szb
— SpaceX (@SpaceX) January 10, 2025
A Shortfall of Gravitas
Anunciado em 2018, o projeto da ASOG entrou em serviço apenas anos depois. A barcaça Marmac 302 foi localizada em maio de 2021 pelo site Space Offshore, com registros fotográficos confirmando o droneship, até então o mais novo do trio de embarcações.
Considerada “mais bonita” que suas irmãs, a ASOG apresenta um visual mais refinado. Seus equipamentos de suporte ficam em compartimentos fechados, deixando menos elementos expostos e criando uma área de pouso mais ampla para os propulsores do Falcon 9.
Veja imagens de um pouso do Falcon 9 na ASOG:
Clear skies as Falcon 9’s first stage lands on the A Shortfall of Gravitas droneship, completing our 350th launch! pic.twitter.com/ghrTuO4K8D
— SpaceX (@SpaceX) May 28, 2024
O Shortfall of Gravitas é o único droneship equipado para navegar de forma totalmente autônoma (com autopropulsão). No entanto, atualmente, ainda é rebocado para os locais de pouso, utilizando sua autonomia apenas para manter a sua posição fixa em águas muito agitadas.
Leia a matéria no Canaltech.